sexta-feira, 26 de março de 2010

THE WALL STREET JOURNAL: "CORRUPÇÃO NO BRASIL É A MAIS BAIXA DOS BRICs"

"Corrupção ‘relativamente’ baixa ajuda Brasil, diz Wall Street Journal

O que se fala nas ruas do Brasil talvez não chegue a Wall Street. O artigo de quinta-feira publicado na seção “Heard on the Street”, do diário norte-americano The Wall Street Journal, faz uma afirmação que vai de encontro a muitas das conversas que se ouvem no País.

Assinado por Liam Denning, o texto aponta a corrupção “relativamente” baixa como um dos fatores que explicam que “ainda há apetite” dos investidores estrangeiros pelo mercado brasileiro de ações.

O Brasil se beneficia de uma reputação relativamente melhor em relação à corrupção”, diz o texto, ao comparar o mercado brasileiro com o russo. “Classificado em 75º no Índice de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional, [o Brasil] não é uma Suíça. Mas é o mais bem classificado entre os Brics [grupo que reúne Brasil, Rússia, China e Índia]”, afirma o articulista.

Além da questão da corrupção, o texto aponta as projeções de capitalização da Petrobrás como outro fator para acreditar que há “apetite” pelo mercado brasileiro. A expectativa é de que a petrolífera levante US$ 25 bilhões.

Um terceiro sinal de que a bolsa brasileira ainda traz boa perspectiva, diz o artigo, foi a oferta de ações da Gafisa na quarta-feira (24), que movimentou US$ 520 milhões, além os papéis da empresa terem terminado o dia em alta.

O texto não deixa de citar os pontos negativos, entre eles o fato de 'metade do mercado brasileiro estar exposto a matérias-primas e energia'."

FONTE: reportagem de Sílvio Guedes Crespo publicada hoje (26/03) na seção "Radar Econômico" do jornal "O Estado de São Paulo". Postada no blog de Luis Favre.

Nenhum comentário: