sexta-feira, 30 de abril de 2010

OPOSIÇÃO E (ÓBVIO) A MÍDIA CRITICAM A "TIME" PELA ESCOLHA DE LULA

"Revista Time: 'Lula é o líder mais influente do mundo'.

"Obama está em quarto lugar na lista de 100 nomes, entre os quais não figuram FHC, nem Serra, tampouco os colunistas da pág. 2 da Folha. Todos eles, como se sabe, críticos da política externa soberana, e do Mercosul, que projetou o Brasil no mundo, mas que o candidato demotucano chama de farsa e quer "flexibilizar". (Carta Maior e os fatos que explicam de onde veio Serra, a quem se aliou)

O trecho acima é o cabeçalho da 1ª página do site "Carta Maior". Sobre o assunto, reproduzo o seguinte texto do blog do jornalista Luis Nassif:

DEM TENTA ASSASSINAR REPUTAÇÃO DA "TIME"

[DESPEITO. IMAGINEM O ESTARDALHAÇO ELOGIOSO DA IMPRENSA, MESES A FIO, SE FOSSE FHC OU O SERRA O ESCOLHIDO...]

Da Folha Online (reportagem de MARIA CLARA CABRAL):

"Oposição critica escolha de Lula pela revista “Time”

Líderes da oposição criticaram a escolha da revista “Time”, que elegeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos 25 líderes mais influentes do mundo em 2010.

Integrantes do PSDB e DEM afirmaram quinta-feira que o feito não deve ter nenhum reflexo na campanha presidencial de outubro.

Para o deputado Paulo Bornhausen (SC), líder do DEM na Câmara, ou a revista “ficou louca ou ganhou um patrocínio de uma estatal brasileira”. “Ele não fez nada para merecer, deve ter servido como um prêmio de consolação por sua saída, ou será usado para sua candidatura para um cargo na ONU”, disse.

O líder do PSDB, deputado João Almeida (BA), concorda que Lula não merecia ser escolhido. “Ele apenas capitalizou os feitos que o Brasil vem conquistando faz tempo.” O tucano disse ainda que o prêmio da “Time” não deve se reverter em votos para a candidata Dilma Rousseff (PT). “O eleitor não é bobo, sabe que ela não é o Lula. Ela agora está se apresentando inteira e mostrando o desastre que é. Isso não vai mudar”, afirmou.

[Este blog acrescenta: a Folha de São Paulo de hoje (30/04), como sempre lutando forte pela volta da direita ao poder no Brasil (com Serra/PSDB/DEM/PPS), publicou na coluna de Fernando de Barros e Silva:]

"LULA, THE GUY

Lula, escolhido o líder mais influente do planeta pela "Time"? Havia ontem uma intensa discussão a respeito do lugar que foi destinado ao presidente brasileiro. Seria mesmo "o primeirão"? Ou era apenas um dos "25 eleitos" pela publicação americana na categoria "líderes"? Conforme a própria revista depois esclareceu, essa última interpretação é a mais correta.

Mas, afinal, que diferença faz? A discussão serviu apenas para pôr em relevo o aspecto frívolo e bizantino da própria lista. Ela diz menos sobre as personalidades que supostamente ilumina do que sobre as taras e misérias de um mundo que precisa a todo instante se reconhecer no espelho das celebridades que fabrica. Todo ranking, no fundo, é só uma forma de alimentar o bovarismo da sociedade do espetáculo.

A lista é tola, mas não significa que seja "arbitrária". Já houve coisas muito piores.
"

[Repito: o despeito é flagrante na mídia serrista. Imaginem como seriam as manchetes elogiosas dos jornalões e TVs, por muito tempo, se o escolhido pela "Time" fosse FHC ou Serra!...]

FONTE: textos extraídos do site "Carta Maior", do blog do Nassif e da "Folha" de hoje [título e trechos entre colchetes colocados por este blog].

2 comentários:

Unknown disse...

Certamente é uma pessoa influente. Mas influência por si só não denota algo bom...

Unknown disse...

Prezado Raiffy,
A revista Time e as demais que louvam Lula mostram as razões pelas quais o destacam. Não o elegeram como influente "por si só". Ainda bem.
Maria Tereza