sexta-feira, 25 de junho de 2010

ENTREVISTA COM DILMA: "TEMOS UM TRILHÃO DE REAIS A MAIS DE CRÉDITO"


ENTREVISTA

“A candidata do PT, Dilma Rousseff, disse hoje (24/06), durante entrevista para a emissora Rádio Caxias do Sul, que a cidade tem uma produção industrial elevada. “O estaleiro na metade Sul do Rio Grande é importante para Caxias. A indústria de Caxias é uma indústria especializada em autopeças”.

A indústria naval no Brasil está ressurgindo e vai continuar assim. O investimento da Petrobras vai levar a uma demanda enorme da produção de equipamentos, navios, sondas, plataformas, peças, móveis e toda sorte de bens. Acho que Rio Grande do Sul está preparado”.

Quando perguntada se estava pronta para exercer o cargo de presidente, Dilma respondeu com clareza. “Eu conheço o Brasil de ponta a ponta, os problemas dos municípios, dos estados. Estive em todas as grandes regiões do país e conheço os problemas do Brasil e acho que estou pronta para assumir a responsabilidade da presidência da republica.

Confira os principais momentos da entrevista:

CAXIAS DO SUL

A cidade, por exemplo, tradicionalmente tem um problema sério de abastecimento de água. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] está investindo junto com a prefeitura 180 milhões de reais na barragem do Rio Marreca. Destaco também o programa Minha Casa, Minha Vida que teve um bom desempenho em Caxias. Já tem 2157 moradias contratadas. O programa Caminho da Escola foi responsável por uma grande recuperação em expansão da indústria produtora de ônibus que tem em Caxias do Sul duas grandes empresas como a Marco pólo e a Randon. Só no programa Caminho da Escola prevemos 15 mil ônibus até 2011. Destes, já estamos com 5.800 ônibus contratados.

PAC 2

Pretendemos, caso sejamos eleitos, fazer em torno de 1.500 creches por ano nos próximos quatro anos, a partir de 2011. Há uma previsão de 2.883 Postos de Política Comunitária, principalmente em cidades onde tenham aumentado o índice de criminalidade. O PAC também deve viabilizar 800 praças, que vão ter cine-teatro, biblioteca, telecentro, sala multiuso, pista de skate, enfim, um local que o jovem possa ocupar seu tempo e ser protegido do assédio das drogas.

PONTOS POSITIVOS

Iniciamos uma nova era de prosperidade no país. Acabamos com a era de estagnação, desemprego e desigualdade. O Brasil mudou e nós construímos um modelo em que o país cresce e gera empregos formais. Nesse período, serão gerados em torno de 14 milhões de empregos formais. É um processo que é um exemplo internacional de distribuição de renda. Nós conseguimos tirar da pobreza 24 milhões de brasileiros e construir cada vez mais um país de classe média, elevando 31 milhões de pessoas para a classe média. Provamos que, quando a gente cresce e distribui renda, a gente potencializa mais o crescimento.

CRESCIMENTO

Saímos de um estoque de crédito de 400 bilhões de reais para um estoque de crédito de 1,4 trilhão. Ou seja, aumentou um trilhão o crédito no Brasil.

Hoje o Brasil é um país que caminha para uma taxa de crescimento em torno de 5 a 6 % ao ano. Meu objetivo é dar continuidade do projeto que o presidente Lula implantou, fazendo o Brasil deixar de ser um país emergente e virar um país desenvolvido. Nós podemos ser até mais do que a quinta economia.

DIFERENÇA DO PASSADO

Quando se compara o que aconteceu agora com o governo anterior, é importante perceber que o Brasil mudou. Não conseguimos resolver todos os problemas. Demos início a uma mudança fundamental no Brasil. Eu vou continuar a expandir essa mudança. Quando olharmos para trás em 2014, eu quero que tenhamos a mesma sensação que hoje temos ao ohar para 2002. Que esse é um país diferente, com mais esperança, mais auto-estima e com a certeza de que vai ter um futuro melhor.

EDUCAÇÃO

Precisamos dar condições a crianças, jovens e pesquisadores, ou seja, uma educação de primeiro mundo. Ser capaz de ver que o professor é o centro de educação de qualidade. O professor tem de ganhar um salário digno para ser reconhecido socialmente e ter uma formação continuada. Não podemos deixar que as nossas crianças sejam educadas por professores que não tenham ensino universitário.

ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES

Temos de criar escolas profissionalizantes em todos os municípios acima de 50 mil habitantes. É a escola profissionalizante que tem de capacitar a mão de obra do Brasil e correr atrás do aluno.

SAÚDE

Os postos de saúde e os hospitais têm um vazio que precisa ser preenchido com mais Unidades de Pronto Atendimento, 24 horas para atendimento de urgência e mais clínicas especializadas.

PRIMEIRA MULHER

A diferença é que vai ser um governo com coração, a mente, a cabeça de uma mulher. É um governo que tem uma característica que a mulher tem. A mulher cuida, incentiva. Este país está para lá de preparado para ser governado por uma mulher.”

FONTE: publicado no blog Dilma na web http://www.dilmanaweb.com.br/noticias/

Nenhum comentário: