Praia e futebol: Depois de garantir a Copa e os Jogos Olímpicos, a posição do país no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil uma estrela ascendente no índice geral", diz o relatório
“O Brasil subiu dez posições em um ranking elaborado por consultoria [norte-americana] que avalia a força da "marca" de cada país no exterior. O ranking “Country Brand Index” (CBI), da consultoria em marcas “FutureBrand”, busca avaliar como cada país é visto por pessoas no exterior. O estudo leva em consideração as percepções em 113 países.
No ranking de 2011, divulgado ontem, sexta-feira (11), o Brasil ocupa a 31ª posição em uma lista de 113 nações. Entre os 50 países do topo da lista, o Brasil foi o que mais cresceu no ranking. Na América Latina, o Brasil fica atrás apenas da Costa Rica, que está em 24º lugar. No ranking anterior, de 2009, o Brasil ocupava a 41ª posição.
Os fatores levados em consideração no estudo são qualidade de vida, a facilidade de se fazer negócios, turismo e cultura. Além disso, um dos indicadores – chamado de "valores" – avalia a percepção que estrangeiros têm sobre cada país nos quesitos liberdade política, tolerância, sistema jurídico, liberdade de expressão e consciência ambiental.
CHINA GOLEIA BRASIL EM APARIÇÕES NA MÍDIA INTERNACIONAL
Apesar de ganhar importância no cenário externo, o Brasil perde feio para a China em relevância na mídia internacional. O país é mencionado em apenas 10% do noticiário sobre os BRICS, enquanto os chineses estão em 65% dos artigos.
"ESTRELA ASCENDENTE"
De acordo com a “FutureBrand”, a percepção dos estrangeiros sobre o Brasil melhorou em relação a consciência ambiental, qualidade de vida e facilidade de se fazer negócios.
Na parte do estudo sobre turismo, o Brasil ficou em segundo lugar em uma lista das melhores praias (atrás da Austrália) e terceiro lugar no ranking de vida noturna (atrás de Estados Unidos e Grã-Bretanha), segundo a opinião dos estrangeiros.
O estudo também destaca a posição do Brasil entre outros países emergentes. "A Índia [em 29º lugar] lidera os BRICS em percepção geral da marca do país, mas o Brasil é a estrela em ascensão do grupo", afirma o relatório da “FutureBrand”. "Depois de garantir a Copa do Mundo FIFA de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, a posição do país no ranking geral saltou dez posições, tornando o Brasil estrela ascendente no índice geral." [OBS deste blog 'democracia&política': nesse quadro, percebe-se por que a oposição (que muitas vezes têm muitos membros do TCU e MP como aliados) e a mídia são tão críticas a esses eventos esportivos, aparentemente torcendo para que não deem certo].
"Crescimento forte e altos juros tornaram o Brasil atraente a investidores, com grandes fluxos de capital tendo contribuído para rápida valorização do real. Ao contrário da China, o Brasil conseguiu, também, melhorar em outras dimensões do ranking, como turismo, com subida de 30 posições neste ano."
As dez "marcas" mais fortes, segundo o ranking da “FutureBrand”, são, na ordem, Canadá, Suíça, Nova Zelândia, Japão, Austrália, Estados Unidos, Suécia, Finlândia, França e Itália.
Os pesquisadores ouviram 3.500 viajantes - entre turistas e empresários - e receberam informações de 102 especialistas e 14 pesquisas de mercado. A maior parte da pesquisa foi realizada em julho deste ano.
A consultoria “FutureBrand” é parte do “McCann Worldgroup” (EUA), que possui agências de publicidade em diversas partes do mundo.”
FONTE: divulgado pela agência britânica de notícias BBC e transcrito no portal UOL (http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/11/11/marca-brasil-sobe-dez-posicoes-em-ranking-de-consultoria.jhtm) [trecho entre colchetes adicionado por este blog 'democracia&política'].
Nenhum comentário:
Postar um comentário