domingo, 16 de junho de 2013

DECÁLOGO DO IDIOTA DE DIREITA

Do portal “Conversa Afiada”:

DO IDIOTA: “O BOLSA FAMÍLIA ESTIMULA A VAGABUNDAGEM”. PURA INVEJA DO LULA !

“Com a ajuda do ‘Esquerdopata’, o portal Conversa Afiada’ chegou a esse primoroso artigo do Marcos Coimbra, na revista “Carta Capital”: 

O DECÁLOGO DO PERFEITO IDIOTA DA DIREITA

Quais são as ideias típicas dos ‘conservadores’ brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã, serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso.

[OBS deste blog ‘democracia&política’: “conservador” no Brasil é eufemismo para denominar os partidos de direita (PSDB, DEM, PPS e outros laranjas penduricalhos), a “grande” mídia, os que se julgam “elite”, outros ingênuos idiotizados, “viúvas” de FHC, ou simplesmente egoístas que querem preservar benesses indevidas. Conscientemente ou não, remunerados ou não, em seu aspecto macro são instrumentos dos interesses dos grandes conglomerados financeiros e econômicos mundiais e das grandes potências, especialmente dos EUA/Israel e Inglaterra. Esses interesses que defendem estão acima dos interesses nacionais].

Por Marcos Coimbra

Entre assombrações, equívocos e estereótipos, o pensamento conservador brasileiro anda atulhado de idiotices. Alguns nada mais fazem que repeti-las. Outros contribuem para aumentá-las. O título desta coluna alude àquele de uma obra que teve certa voga há quase 20 anos e hoje parece antediluviana. Publicado em 1996, o “Manual do Perfeito Idiota Latino-Americano” era um ataque contra a esquerda e expressava o neoliberalismo triunfante que se espalhava pelo continente. Quem discordasse de seus axiomas era idiota.

Passou o tempo e a história mostrou o inverso. Nenhuma das experiências de governo inspiradas no Manual deu certo. Os povos sul-americanos escolheram caminhos diferentes, de mais realizações. Quem zombava dos outros, com a agressividade verbal característica dos autoritários, é que se revelou um tolo.

Quais são as ideias típicas dos conservadores brasileiros na atualidade? Algumas são permanentes, outras conjunturais. Amanhã serão substituídas por novas idiotices. O estoque é imenso. Vamos às dez mais comuns:

“O Brasil está à beira do abismo”


Ainda que os cidadãos normais tenham dificuldade de entender quem diz isso, os genuínos idiotas da direita estão convencidos: vivemos o caos e estamos a caminho do buraco. Há exemplo mais patético que a “inflação do tomate”?

“O Bolsa Família é esmola usada para manipular os pobres”


Marca distintiva desses idiotas, a ideia mistura velharias, como a noção de que os pobres são constitutivamente preguiçosos, com a pura inveja de ter sido Lula o criador do programa. No fundo, o conservador despreza os mais humildes.

“O Brasil tem um governo inchado”


Mundo afora, depois de a crise internacional sepultar a tese de que Estado bom é “Estado mínimo”, ninguém mais tem coragem de revivê-la. A não ser no Brasil. Fernando Henrique Cardoso deixou 34 ministérios quando saiu do governo. Esse seria o tamanho ótimo? Cinco a mais se constitui uma catástrofe?

“O Brasil tem municípios demais”


Exemplo de idiotice conjuntural, é prima da anterior. Que sentido haveria em considerar imutável a organização administrativa de um país em que a população se movimenta pelo território, fixando-se em novas regiões?

“O Judiciário é nosso Deus e Joaquim Barbosa, nosso pastor”


Como seus parentes no resto do mundo, os conservadores brasileiros desconfiam da política e têm ojeriza a políticos. Quem mais senão o presidente do Supremo Tribunal Federal encarnaria os “anseios da sociedade contra os políticos corruptos”? Transformado em ferrabrás dos petistas, Barbosa virou herói da direita.

“O ‘mensalão’ foi o maior escândalo de nossa história”


Conversa para boi dormir entre os conhecedores da política brasileira, o “mensalão” não passa de um exemplo do modo como as campanhas eleitorais são financiadas. Só os desinformados acreditam ser ele um caso excepcional.

“A liberdade de imprensa está ameaçada”

Na vida real, ninguém leva isso a sério. Volta e meia, a ideia é, no entanto, usada pela imprensa conservadora para defender os interesses de um pequeno grupo de corporações de mídia. De carona, alguns políticos da oposição a endossam para preservar as relações privilegiadas que mantêm com os proprietários dos meios de comunicação.

“Dilma antecipou a eleição”


Desde ao menos o início do ano, a oposição de direita repete, em tom queixoso, o mantra. O que imaginava? Que uma presidenta tão bem avaliada não fosse candidata? Que fingisse não sê-lo? Qualquer idiota sabe que os governantes pensam na reeleição. Assim que tomam posse, entram no páreo.

“O Brasil virou as costas para seus parceiros internacionais e se aliou aos radicais”


A fantasia desconhece a realidade da política externa e o modo como funciona a diplomacia brasileira. É montada em duas etapas: primeiro, desconstrói-se a imagem de um país ou liderança. Depois, afirma-se que o governo a apoia. De qual país o Brasil se afastou, de fato, nos últimos anos?

“O Brasil moderno está na oposição, o arcaico é o governo”


Trata-se de um erro factual, somado a muita pretensão. Ao contrário, como mostram as pesquisas, o governo é mais bem avaliado (e Dilma tem mais votos) entre, por exemplo, jovens e aqueles conectados à internet que na média da população. A oposição possui, é claro, sua base na sociedade. Em nada, no entanto, esta é “melhor” que aquela apoiadora do governo.”


FONTE: artigo do sociólogo Marcos Coimbra publicado na revista “Carta Capital”. Transcrito no portal “Conversa Afiada”  (http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/06/15/coimbra-decalogo-do-idiota-de-direita/). [Trecho entre colchetes em azul adicionado por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: