sábado, 21 de novembro de 2015

A CONFUSÃO SOBRE O GOLPISMO DO PMDB E SUA GUINADA PARA A EXTREMA-DIREITA




A confusão sobre o golpismo do PMDB


Por Miguel do Rosário, no blog O Cafezinho:

"O discurso de Roberto Requião durante o congresso nacional do PMDB, veiculado nas redes sociais, produziu um alarmismo negativo que, acho eu, é preciso neutralizar.

Em primeiro lugar, Requião tem razão e estou do lado dele em quase tudo.

Mas acho que houve um pouco de exagero por parte dele quando fala que o PMDB aderiu ao golpismo. Esse exagero, somado a uma interpretação nervosa das redes sociais, acaba gerando desinformação.

A tese de que parte do PMDB "quer cassar" Dilma é correta: eles queriam Temer presidente. Só que Temer não foi eleito e sabe que não conseguiria governar o país em caso de "cassação" de Dilma.

Ou seja, o PMDB quer "cassar" Dilma, mas é só uma vontade, que não vai passar para o plano de ação, até porque o PMDB é um partido passivo e desorganizado, e um plano de cassar Dilma seria tão arriscado e complexo, que seus caciques jamais conseguiriam pô-lo em prática.

A cúpula do PMDB está tentando dar um golpe sim, mas não no governo Dilma. O golpe é nos diretórios municipais e estaduais, que perderão poder.

A cúpula do PMDB se tornará, se aprovar a reforma partidária proposta por sua cúpula, um principado, uma Nomenklatura de direita.

Quem perderá será o próprio PMDB. A única força que resta ao PMDB é seu aspecto democrático, ou seja, o ambiente onde o político pode defender ideias de esquerda ou direita, ser governista ou oposição, livremente. Se o PMDB matar a sua única qualidade, que é o que estão tentando fazer, ele vai cometer um glorioso suicídio político.

Ainda é cedo para falar qualquer coisa, mas a fala de Michel Temer, presidente nacional do PMDB, deixou claro que o partido continua no governo até 2018. Ou seja, o partido se afastou do impeachment, porque o impeachment só ocorreria se o PMDB rompesse com o governo.

A pressão midiática sobre o PMDB, para que ele se afaste do governo, tem sido brutal, e o PMDB é um partido líquido, que não toma posições duras sobre nada, e, nesse sentido, joga com a mídia.

[Esta semana] mesmo, a "Veja", cujo jornalismo segue exclusivamente a lógica do golpismo, publicou que Michel Temer e Dilma estão mais distantes do que nunca.

Como se eles tivessem sido próximos algum dia!

Temos de tomar cuidado. O centro do golpismo é a mídia. É daí, portanto, que virão as mentiras e as pressões para jogar o PMDB contra Dilma.

Eduardo Cunha, ao discursar no congresso do PMDB, foi vaiado. Entendam bem: Cunha foi vaiado, e não Requião.

O golpismo no PMDB, em verdade, refluiu, na onda da derrocada moral de Cunha.

A crítica mais feroz de Requião é ao tal programa de propostas econômicas do PMDB. Essa é a tese "golpista" a qual o PMDB se agarrou. É golpista porque são propostas lançadas para agradar à "Globo", e a "Globo" é o centro do golpe.

Só que eu tenho a impressão que nem o PMDB leva totalmente à sério essas propostas, por saber que elas, ao serem confrontadas pelo debate, perderão toda a sua força.

São propostas, repito, de um partido assustado - embora tente disfarçar - com o fascismo penal, que ameaça engolfá-lo por causa de sua aliança com o PT.

Os procuradores da Lava-Jato, em sua fúria antipetista, defendem que os partidos envolvidos na corrupção da Petrobrás [desde que não sejam da oposição] paguem "bilhões" de multa e tenham seu registro cassado. Ou seja, depois do prejuízo incalculável causado ao setor de engenharia, construção civil, os procuradores querem destruir os partidos.

É claro que o PMDB está apavorado - e com razão.

Por isso, o PMDB joga dessa maneira. Ele tem de mostrar "independência" do PT, e lançar propostas ultraconservadoras para ganhar um mínimo de blindagem midiática.

É um quadro complexo, mas o PMDB sabe jogar. Assim que arrefecer o clima de fascismo que a mídia insuflou no país, as propostas do PMDB serão arquivadas.

Eu acho que é por aí.

De qualquer forma, a posição do PMDB deve ser observada na prática, durante as votações do orçamento de 2016 e outros projetos importantes para a economia. Além, é claro, da posição de seus deputados e senadores sobre o impeachment.

O PMDB pode falar uma coisa e fazer outra, mas o importante é o que ele vai fazer e não o que ele está falando agora."

FONTE: escrito por Miguel do Rosário, no seu blog "O Cafezinho". Transcrito no "Blog do Miro" (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2015/11/a-confusao-sobre-o-golpismo-do-pmdb.html#more). [Título e trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

Nenhum comentário: