terça-feira, 1 de dezembro de 2009

ÍNDIA INTERESSADA NO "FOME ZERO"

Índia está de olho no programa Fome Zero do Brasil

"O programa Fome Zero, aplicado no Brasil, se converteu em uma referência obrigatória em uma conferência sobre segurança alimentar que se encerrou nesta terça-feira (1/12) na Índia, com a participação de delegados da América Latina e do Caribe.

O projeto, iniciado pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva em 2003, tem grande destaque entre as recomendações feitas ao término da reunião e os participantes exortaram que seja aplicado nos países que possam realizá-lo.

O primeiro a elogiar o programa foi o professor M.S. Swaminathan, que destacou que, seis anos depois de sua implementação, a mortalidade infantil no Brasil se reduziu 73%.

O número de brasileiros na pobreza absoluta também caiu 48% como resultado do programa, asseverou o especialista, considerado um dos artífices da chamada Revolução Verde das décadas de 1960 e 1970 na Índia.

Para oferecer informações de primeira mão sobre a continuidade do programa no governo Lula, o país enviou à Índia a assessora presidencial Maya Takagi.

De acordo com a especialista brasileira, ao concluir o ano em curso, terão sido destinados quase US$ 11 bilhões aos diferentes projetos realizados para garantir a segurança alimentar e lutar contra a pobreza.

O professor Walter Belik, da Unicampo, assegurou por sua vez que em seu país não existe um déficit de alimentos, mas sim uma má distribuição, problema que o Fome Zero pretende solucionar.

A conferência indo-latinoamericana sobre cooperação em segurança alimentar foi patrocinada pela Cooperativa Camponesa de Fertilizantes da Índia (IFFCO), a maior do tipo no mundo, e pelo governo local."

FONTE: reportagem da Agência "Prensa Latina" publicada hoje (01/12) no portal "Vermelho".

Nenhum comentário: