terça-feira, 1 de dezembro de 2009

VAI TER CPI DO DEM?


"Os indícios -- e eu enfatizo "indícios" -- são de que o esquema montado pelo governo do DEM em Brasília -- que de acordo com a Polícia Federal arrecadava cerca de 600 mil reais por mês --"vazava" dinheiro para outros partidos e outros estados. Há indícios, também, de que operadores do esquema em Brasília operavam em outros estados.

E há a história cabeludíssima, não confirmada, das tentativas de abafar o escândalo.

Pessoalmente, acho bobagem essa história de CPI. CPI boa é a da Dívida Pública, que pode fazer o seu trabalho sem espetáculo e que acaba produzindo informações relevantes para a definição de futuras políticas públicas. Ou a CPI dos presídios, pelos mesmos motivos.

Segundo o G1, José Roberto Arruda (DEM-DF) é acusado de ter oferecido 100 milhões de reais ao secretário Durval Barbosa, o bandido que dedurou o esquema:

Depois de rejeitar uma suposta proposta de R$ 100 milhões para não revelar o vídeo, Barbosa diz ter ouvido a seguinte frase de Arruda: "Se um dia você resolver apresentar essas imagens da minha pessoa, você me avise com cinco dias de antecedência que é pra eu sumir ou dar um tiro na minha cabeça ou te matar". Segundo Durval, Arruda estaria disposto a pagar R$ 60 milhões em uma parcela e outros R$ 10 milhões a cada ano do governo seguinte, se Arruda fosse reeleito. A suposta declaração de Arruda teria sido realizada entre os dias 20 e 25 de dezembro de 2008. O governador do Distrito Federal teria feito a declaração depois de Barbosa afirmar que não aceitaria a oferta e que "só queria ficar em paz".

Pergunta do Viomundo: se de fato fez a promessa, de onde Arruda tiraria os 60 milhões de reais para dar de "entrada"?

Acho que seria pertinente perguntar ao Heráclito Fortes, ao Agripino Maia e ao Arthur Virgílio: vai ter CPI para apurar esse escândalo?"

FONTE: escrito por Luiz Carlos Azenha e publicado hoje (01/12) no portal "Vi o mundo".

Nenhum comentário: