quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PIB DO BRASIL SOMADO AO DOS DEMAIS EMERGENTES SUPERARÁ A SOMA DOS RICOS DO G7 EM 2020

BRASIL TERÁ O 5º MAIOR PIB DO MUNDO

PIB dos principais emergentes vai superar o dos países ricos em 2020, diz pesquisa

"O PIB (Produto Interno Bruto) combinado dos sete maiores países emergentes vai superar em 2020 o do 'G7' (integrado por Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá), grupo dos países mais ricos, impulsionado principalmente pela expansão da China, que tirará o lugar dos Estados Unidos como primeira economia mundial. A previsão consta de pesquisa feita pela consultoria PricewaterhouseCoopers, divulgada nesta quinta-feira.

"O motor do fortalecimento do 'E7' [grupo dos principais emergentes, formado por China, Índia, Brasil, Rússia, México, Indonésia e Turquia] é o rápido crescimento da China. Apesar de esperarmos que esse crescimento se desacelere progressivamente nos próximos 20 anos, a China provavelmente vai superar os Estados Unidos e ocupar o lugar de primeira economia mundial por volta de 2020", diz o estudo da Price.

O peso relativo do 'E7' na economia mundial provavelmente deve superar também em 2020 o do 'G7'.

A Proce destaca que, em 2000, o PIB do G7 era o dobro do PIB do E7. Durante a última década, no entanto, os emergentes se aproximaram dos desenvolvidos e o processo se acelerou com a crise econômica.

A distância entre o G7 e o E7 vai diminuir para 35% neste ano e desaparecerá totalmente no final da década, segundo os cálculos da consultora.

A tendência continuará durante a década seguinte, e se espera que, em 2030, a classificação das dez maiores economias mundiais seja ocupada na seguinte ordem: China, Estados Unidos, Índia, Japão, Brasil, Rússia, Alemanha, México, França e Reino Unido."

P.S : Sobre o assunto, sugerimos a leitura da postagem mais recente deste blog “democracia&politica”, de quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011, intitulada “RANKING DO PIB DE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO

FONTE: divulgado pela agência France Presse, em Londres, e publicado há pouco (08h49; 21/01) na Folha Online.

6 comentários:

Diego Corte disse...

Muito legal esse blog; na realidade nem parece blog, parece ser muito mais que isso!

Olha pessoal, é um sonho ver o Brasil entre as cinco economias do mundo. Espero que isso ocorra e tenha retorno na parte social também!

Unknown disse...

Prezado Diego de Paula,
Obrigada pela visita e estímulo.
Também tenho o mesmo sonho e esperança.
Maria Tereza

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Da última vez que estive na Europa, passei alguns dias em londres e depois fui pra diversos paises da europa. No final da viagem eu retornei a londres e depois ao Brasil. Na entrada em londres pela segunda vez, tive que escutar na imigraçao que o brasil era muito pobre e que a maioria de nós brasileiros, vão lá pra trabalhar e arrumar confusão. Segundo eles aqui não tinha emprego, concordo que de 2004 pra cá muitas coisas mudaram e hoje não tem esta imágem tão negativa mais. Mas sabe que isso ficou na minha memória e meu sonho é voltar lá em 2015 e poder dizer na imigraçao que o brasil é rico e mais que que a inglaterra, e que estou lá em direção ao leste europeu pra gastar um pouquinho de dinheiro, pois aqui está sobrando com força! kkkkkkk Será igual ao mastercard não terá preço? rsrs