sábado, 3 de abril de 2010

POR QUE FALTAM ENGENHEIROS NO BRASIL ?

"Empresas dos mais variados setores da economia estão sofrendo na carne com a falta de profissionais de engenharia, resultado de décadas de estagnação da economia, em que grandes obras de infraestrutura eram coisa rara.

Foi um período em que os engenheiros migraram para outras áreas, principalmente para o mercado financeiro, e a procura pelo curso nas universidades caiu. “Agora essa é a profissão do futuro”, diz o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), José Roberto Cardoso.

As universidades brasileiras, públicas e privadas, oferecem hoje 180 mil vagas por ano nos cursos de engenharia. Desse total, apenas 30 mil conseguem se formar.

“Perdemos quase 80% dos alunos porque a graduação é difícil e eles não têm formação adequada no ensino médio para enfrentar as disciplinas tecnológicas.”

Cardoso acredita que, se pelo menos metade dos estudantes conseguissem chegar até o fim, o número de engenheiros no mercado triplicaria em pouco tempo.

Na USP e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) os engenheiros recém formados saem com pelo menos duas ofertas de emprego ao fim do curso."

FONTE: publicado hoje (03/04) no "O Estado de S.Paulo" e postado no blog de Luis Favre.

Um comentário:

Probus disse...

Porque faltam engenheiros? Vou perguntar ao ianque Marcos Pontes...
Mas, faz tempo que a coisa está mudando. Não é fácil a boa sorte de um Mário Schenberg, de um José Leite Lopes, de César Lattes, dos que se foram no incidente Alcântara ou do Capitão Anderson Amaro Fernandes que lamentavelmente jaz.

Reconhecer, para manter!!! Rumo a Gregori Perelman...

Lula participa de premiação da olimpíada de matemática no RJ

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa no próximo dia 6, no Rio de Janeiro, da cerimônia de premiação da 5ª Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2009).

Cerca de 19,2 milhões de estudantes da quinta a oitava séries do ensino fundamental e das três séries do ensino médio disputaram a olimpíada, representando 43,8 mil escolas de 99,1% municípios brasileiros.

Serão premiados 300 alunos com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1.800 com medalhas de bronze. Outros 30 mil alunos ganharão certificados de menção honrosa. As escolas e professores também receberão prêmios.

A Obmep é promovida pelos ministérios de Ciência e Tecnologia e da Educação e realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). O objetivo é não só incentivar o ensino de matemática, mas também descobrir novos talentos.
Fonte: Agência Brasil

Dois exemplos: A necessidade do Irã e a consciência chinesas.

Na China os engenheiros mandam

http://engenharia.alol.com.br/forum/index.php?action=profile;u=7;sa=showPosts