segunda-feira, 13 de setembro de 2010

DENTRE MILHARES, SERVIDORA ACESSOU DADOS DE 248 FILIADOS A PARTIDOS POLÍTICOS

“A checagem dos dados mostrou, entretanto, que a grande maioria dessas pessoas tem atividade política inexpressiva, sendo que também há possibilidade, em alguns casos, de se tratar de homônimos daqueles que aparecem nas listas do TSE”.

“Investigada sob suspeita de quebra do sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB, a servidora Adeildda Ferreira dos Santos acessou, de agosto a dezembro de 2009, dados de 248 pessoas que aparecem na relação oficial do Tribunal Superior Eleitoral como filiadas a partidos.

Entre os que tiveram os dados acessados por ela está o ex-senador Fernando Bezerra (RN), que foi ministro da Integração de Fernando Henrique Cardoso e líder do governo Lula no Congresso.

Levantamento feito pela Folha na lista de 2.949 CPFs acessados por Adeildda na agência da Receita em Mauá no período mostra que ela consultou dados de filiados de vários partidos, a maioria do Estado de São Paulo.

Os principais alvos foram filiados ao PMDB (38), ao PSDB (29) e ao DEM (29). O PT aparece com 13 casos.

A checagem dos dados mostrou, entretanto, que a grande maioria dessas pessoas tem atividade política inexpressiva, sendo que também há possibilidade, em alguns casos, de se tratar de homônimos daqueles que aparecem nas listas do TSE.

(...)

PETISTA NA LISTA

Filiada ao PT de Mauá, a auxiliar de enfermagem Raquel da Silva Marron disse que não pediu à Receita informações sobre seu Imposto de Renda. "Não pedi nada, nem estou sabendo disso."

Desempregada, Raquel disse não acreditar que seus dados tenham sido acessados por motivações políticas. "Eu não tenho contato com o partido." Apesar da filiação partidária, ela afirma que seus familiares apenas trabalham "pedindo votos e fazendo militância" para políticos do PT de Mauá sem nunca terem ocupado cargos eletivos.

Raquel disse que não conhece nenhum dos envolvidos no episódio das quebras de sigilo na Receita de Mauá e atribui todo o escândalo "ao partido adversário".

FONTE: trecho de reportagem publicada na Folha.com e no portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/poder/797546-servidora-acessou-dados-de-248-filiados-a-partidos-politicos.shtml

Nenhum comentário: