sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

AGROINDÚSTRIA NACIONAL CRESCEU 4,7%, EM 2010, E SAFRA REGISTROU 149,5 MILHÕES DE TONELADAS DE GRÃOS


“A Agroindústria vive grande momento no cenário nacional, registrando crescimento de 4,7% em 2010, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da expansão do setor, a safra nacional de grãos teve destaque nessa evolução e a produção de 2010 somou cerca de 149,5 milhões de toneladas, o equivalente a 11,6% a mais que em 2009.

Acreditando no bom desempenho do setor, Wagner Rossi, ministro da Agricultura, afirmou que a produção de grãos deve registrar um novo recorde na safra de 2010/2011, atingindo a marca de 153 milhões de toneladas produzidas. O ministro enfatizou que os produtores podem esperar pelo retorno de seu investimento no setor e por um ano rentável, graças à valorização das commodities:

“O produtor é competente, resistente, capaz de superar crises. Produzimos a um custo baixo, um alimento de qualidade e o colocamos no mercado a um preço justo.”

Rossi lembrou ainda que o segmento do arroz, apesar de estar em alta, ainda é comercializado abaixo do preço mínimo sugerido pelo governo e que lançou duas medidas para apoio ao cultivo do grão, que tem como objetivo elevar a produção em 10%, 12,8 milhões de toneladas.

Wagner Rossi acredita que esses números positivos representam um desafio para que o Brasil continue produzindo alimentos para todo o mundo: “Hoje, com os preços das commodities agrícolas mais altos e com crises produtivas em alguns países, a produção nacional passou a ter uma grande importância para ajudar a equilibrar o suprimento de alimentos para todo o mundo.”

A Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) revela que o aumento da produtividade no setor pode ser atribuído à ampliação dessa área de plantio em 3,1%. Atualmente, o Brasil conta com 48,6 milhões de hectares para cultivo de grãos e, com o aumento, chegaria a 48,8 milhões de hectares.

Segundo a CONAB, a evolução do setor deveu-se ao aumento da área de cultivo combinado a fatores climáticos, em especial “à menor influência do fenômeno La Niña sobre as culturas onde a má distribuição das chuvas foi menos prejudicial à produtividade”.

MÁQUINAS AGRÍCOLAS

O bom momento do setor pode ser verificado no movimento das concessionárias que vendem máquinas agrícolas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) o ano de 2010 já foi o melhor desde 1976 para o setor. A expectativa é repetir o mesmo volume de vendas em 2011.

No ano passado, as vendas de máquinas agrícolas cresceram 23,8% na comparação com 2009. Foram comercializadas 68,5 mil unidades. Entre as máquinas agrícolas nacionais, o crescimento das vendas no mercado brasileiro foi de 26,1% na comparação com 2009. Já as vendas de máquinas agrícolas importadas recuaram 49,5%.”

FONTE: Blog do Planalto (http://blog.planalto.gov.br/agroindustria-nacional-cresceu-47-em-2010-e-safra-registrou-1495-milhoes-de-toneladas-de-graos/) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: