sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ENTRE O MÍNIMO E O MÁXIMO


“R$ 1.200,00 seria, minimamente, um salário mínimo compatível com o grau de desenvolvimento do país e abriria a possibilidade de as pessoas terem condições de vida com dignidade. Entretanto, não vejo nenhuma possibilidade de o salário mínimo ser reajustado prontamente para esse valor.

Essa é a razão pela qual considero que a política atual do salário mínimo, de aumento progressivo, é adequada porque viabiliza o salário mínimo [compatível] no longo prazo e garante que a situação de justiça social seja conquistada num prazo razoável de tempo (NR: até 2015, vigora a fórmula que corrige o salário mínimo pela inflação do ano anterior acrescida da variação do PIB de dois anos atrás. Logo, em 2012, o piso salarial brasileiro será da ordem de R$ 616, um salto de 13%).

Prefiro que essa seja uma perspectiva real do que apenas um sonho.

O Brasil viveu, durante 60 anos, com o sonho de ter um salário mínimo justo e jamais conseguiu. Neste exato momento, o país tem a possibilidade de, ao final da década, conquistar essa situação. Prefiro ter um salário mínimo que progrida lentamente para um patamar justo, mas que seja garantido e sustentado pela Nação"

(Cláudio Dedecca, economista da Unicamp, via IHU)”

FONTE: 1ª página do site “Carta Maior” em 17/02/2011 (http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm) [imagem do Google adicionada por este blog].

6 comentários:

iurikorolev disse...

Maria Tereza
Tem uma interessante noticia no Estadão sobre o Lula
"Diplomacia de Lula irritou sul-americanos".
Escrevo abaixo comentario de um leitor :
O percentual dos que se dizem judeus, mas não são, é de cerca de 2 a 3% espalhados pelo mundo. Esses não têm pátria e nada tem a perder porque toda a sua riqueza é fruto de roubo. São todos ricos com o sangue da multidão cega. Os seus mentores são chamados os moneychangers. Hoje dominam o mundo pela emissão de dinheiro sem lastro que emprestam às nações a juros. Detêm o controle econômîco financeiro, a mídia e toda a indústria da tecnologia e dos laboratórios de medicamentos, da infraestrutura e das armas de guerra incluindo o tráfico de drogas, um de seus negócios mais rentáveis. Defendem o neoliberalismo vendendo a falsa idéia de democracia, direitos humanos e liberdade. Isto porque, interessam lhes que as nações sejam uma verdadeira casa da viúva, isto é, uma zona de meretrício a céu aberto, para que possam operar impunemente. Aqui, disfarçados de comentaristas, porque nunca escrevem seus verdadeiros nomes, eles tem medo de serem identificados, usam pseudo nomes, são grupelhos de plantão a seu serviço. O objetivo deles é disseminar a mentira e a perplexidade para, no caos, confundir as pessoas e perpretar seus astutos intentos.

Darkkann disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Darkkann disse...

"Prefiro ter um salário mínimo que progrida lentamente para um patamar justo, mas que seja garantido e sustentado pela Nação"

é isso ai, pros politicos aumentos de 30% ao ano, de modo a dobrar seus salarios a cada 3 anos. pros empresarios, corte de despesas trabalhistas, pra que eles possam surrupiar quantias ainda maiores do ganho dos trabalhadores. e pros trabalhadores, um salario pequeninho e que aumente lentamente, muito lentamente. com o brasil crescendo a 7% ao ano, todo mundo ganha, menos o trabalhador...

Unknown disse...

Darkkann,
Como já lhe manifestei, eu também acho que é uma vergonha esse comportamento egoísta e ganancioso daqueles parlamentares que foram eleitos pelo povo, mas legislam em causa própria, aumentando abusivamente seus já absurdos salários, verbas e outros penduricalhos. Isso vem assim há muitas décadas.
O Poder Judiciário também não tem julgamento suficiente para perceber que os polpudos salários que os Juízes definem para eles mesmos não têm cabimento no contexto brasileiro.
Esses poderes, Legislativo e Judiciário, são independentes dos governos, independentes do Poder Executivo, que nada pode fazer frente a esses abusos que muito pesam nos cofres públicos.
Para manter as contas públicas em ordem, resta ao Poder Executivo, por exemplo, garantir pequenos e progressivos aumentos do salário mínimo.
Quanto à nefasta pressão dos empresários pela "flexibilização dos direitos trabalhistas", é uma bandeira permanente da direita (PSDB/DEM/PPS) na mídia e no Congresso.
Maria Tereza

Unknown disse...

Iurikorolev,
Obrigada pela informação. Fui ler no Estadão.
Como no Brasil, por contrato, as informações do Wikileaks que são liberadas para divulgação passam pelo exclusivo filtro da Folha e do O Globo, dois veículos da direita (como o Estadão) tradicionalmente pró-EUA, eu faço sempre uma reflexão sobre o interesse que está por trás da divulgação. No caso, por exemplo, pode ser depreciar a política externa de Lula, ou fomentar discórdia no continente sul-americano. Ambos interessam aos EUA.
Fiquei na dúvida sobre o comentário que você transcreveu. De acordo com ele, todos os defeitos e ações malévolos citados partem daqueles "que se dizem judeus, mas não são, é de cerca de 2 a 3% espalhados pelo mundo. Esses não têm pátria"!?! Parece-me coisa de judeu tirando o corpo fora e querendo por a culpa desses fatos, típicos deles, nesses falsos judeus, nesses 2 a 3% ...
Maria Tereza

Darkkann disse...

o executivo arrecada o dinheiro que é utilizado pelos 3 poderes. ele conhece bem a situação dos cofres publicos e poderia muito bem fazer pressão sobre os outros poderes pra evitar esse tipo de aumento, principalmente quando ele fala em austeridade. mas não, nenhuma manifestação contraria. o lula até caçoou do povo, lamentando o aumento salarial não ter vindo durante o seu mandato. é muita canalhisse pro meu gosto. e olha que ele tinha ampla base governista no congresso, dilma tem uma maior ainda, teriam como enfrentar eventuais represalias que surgissem, ainda mais com o povo do lado deles. não há desculpa pro que eles fizeram. e pra coroar a traição, o governo passou a considerar os sindicalistas como inimigos, falando até em vitorias sobre eles. é pra acabar mesmo.

também quero falar sobre o comentario do iurikorolev, há um erro grosseiro de porcentagem nele. o percentual de judeus declarados no mundo é de 0,2%, entre verdadeiros e falsos. bom, se essa informação foi claramente manipulada, dá pra confiar nas demais? hitler ouviu essa mesma estoria 70 anos atras, acreditou nela e deu no que deu. os judeus podem até ter sido grandes banqueiros no passado, quando a ICAR proibia os cristãos de exercer essa profissão, mas depois que a proibição caiu, eles entraram pro negocio e o dominaram. desde então, o mercado internacional tem sido controlado por cristãos.