sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

PRESIDENTA CUMPRE A PRIMEIRA PROMESSA DE CAMPANHA

                             FOTO: Roberto Stuckert Filho

“O início da tarde de quinta-feira (3/2) foi definido pela presidenta Dilma Rousseff como o momento de honrar compromisso assumido durante a campanha eleitoral. Em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a presidenta anunciou o início da distribuição gratuita de medicamentos contra hipertensão e diabetes por meio do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, medida que beneficiará mensalmente 960 mil pessoas.

"Eu decidi que é dever do Estado brasileiro proporcionar a todos as condições de acesso regular e seguro aos medicamentos requeridos. Hoje, no momento em que meu governo completa um mês, eu tenho a satisfação de honrar esse compromisso que eu assumi”, comemorou.

Ao apontar dados referentes às duas doenças, a presidenta enfatizou que, desde que tratados, os portadores de diabetes e hipertensão podem levar vida normal e ativa e que, nesse sentido, o governo trabalha para que o tratamento não seja interrompido. Além disso, lembrou a presidenta, a distribuição de tais medicamentos por meio da rede de farmácias particulares irá desonerar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas duas doenças prejudicam cada vez mais a saúde de homens e mulheres em nosso país. Em 2009, para a gente ter uma ideia, elas juntas foram responsáveis por 34% do total de óbitos no Brasil. Cerca de 30% da população adulta nem sabe que possui diabetes ou hipertensão”, afirmou.

Após a cerimônia, a presidenta Dilma Rousseff concedeu rápida entrevista aos jornalistas e afirmou que “no primeiro mês [de governo] foi muito trabalho e acredito que é indicação da quantidade de trabalho que terei nos próximos”.

PORTARIA

O evento marcou também o anúncio do credenciamento da drogaria de número 15 mil no “Aqui Tem Farmácia Popular”, que atualmente beneficia, por mês, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo país. Na ocasião, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou a portaria que regulamenta a distribuição gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, bem como estabelece o prazo máximo --até o dia 14 deste mês– para que as farmácias conveniadas se adaptem às novas regras.

De acordo com o Ministério da Saúde, o orçamento anual do programa “Aqui Tem Farmácia Popular” é de R$ 470 milhões, e o impacto dessa nova medida será definido com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa.

Presente em mais de 2,5 mil municípios, o programa ‘Farmácia Popular’ foi criado em 2004 com o objetivo de oferecer medicamentos essenciais a baixo custo para a população, melhorando o acesso e beneficiando maior quantidade de pessoas. Os medicamentos podem ser adquiridos na rede “Aqui Tem Farmácia Popular”, onde o cidadão deve apenas apresentar um documento com foto, CPF e a receita médica para ter acesso ao benefício.”

FONTE: Blog do Planalto. Transcrito no blog da Dilma (http://www.dilma.com.br/noticias/entry/presidenta-cumpre-da-primeira-promessa-de-campanha/#).

Nenhum comentário: