sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Wikileaks: EUA PRESSIONARAM A CHINA A DESISTIR DE CORRIDA ESPACIAL


“Os Estados Unidos ameaçaram a China com ações militares se o país continuasse sua corrida espacial de caráter militar, segundo documentos vazados pelo WikiLeaks quinta-feira (3), publicados no britânico "The Daily Telegraph".

Cada uma das duas potências derrubou um satélite próprio com um míssil em uma suposta tentativa de demonstrar à outra sua capacidade militar, indicam os documentos.

Em janeiro de 2007, a China surpreendeu Washington ao derrubar um de seus próprios satélites meteorológicos quando este estava a 853 quilômetros da Terra.

O ataque suscitou em Washington o temor de que China estivesse em condições de destruir os satélites militares e de comunicações americanos.

Em fevereiro de 2008, os Estados Unidos destruíram um de seus próprios satélites "que funcionava mal e podia cair na Terra com um tanque de combustível tóxico", embora os chineses tenham interpretado a atitude como uma tentativa de demonstrar que Washington podia pagar na mesma moeda.

Washington negou, então, que se tratasse de uma ação militar e justificou que havia derrubado um satélite espião defeituoso.

O governo americano ameaçou Pequim com ações militares se [a China]  não desistisse da carreira militar [deixando somente os EUA desenvolverem a referida capacidade de destruição], embora os chineses tenham continuado seus testes até o ano passado, o que gerou protestos da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.”

FONTE: divulgado pela agência espanhola de notícias EFE e transcrito no portal “Vermelho” (http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=146743&id_secao=9) [imagem do Google e entre colchetes adicionados por este blog].

Nenhum comentário: