sábado, 5 de fevereiro de 2011

TERRORISMO CONTRA BELO MONTE


Por Gelio Fregapani

“No nosso País, a força das águas é responsável por mais de 70% do suprimento de energia elétrica. A França usa energia nuclear; Estados Unidos gastam sua riqueza para queimar petróleo; e a China usa o poluente carvão, mas as ONGs estrangeiras querem impedir o Brasil de usar a água para mover as pás das turbinas.

Estamos construindo, para tristeza dos ecoxiitas, as usinas de Jirau, Santo Antonio e Belo Monte, que ampliarão o uso hídrico na matriz energética brasileira, mas está preparado outro ataque: o documentário “Um outro mundo é possível - Luta pela Amazônia”, do alemão Martin Kebler, contra a construção de Belo Monte. O diretor falou com pescadores, com a índios, ONGs e com o Fórum Social Mundial. Já é tempo de nos livrarmos desse complexo de culpa quanto ao ambiente, e de pararmos de nos subordinar às instituições estrangeiras, como Greenpeace e WWF.

Para Belo Monte, finalmente, o IBAMA “concedeu” a licença ambiental. Precisou a demissão do diretor de licenciamento para sair a licença prévia em 2010, ainda assim cheia de absurdos condicionantes. Agora, teve que ser retirado o próprio presidente do órgão para ser dada a licença parcial de instalação. Será que o IBAMA, livre dos traidores, finalmente está agindo no interesse nacional? É difícil, pois o lobo muda a pelagem, mas não de índole. Ponto para a Dilma. Está tendo a firmeza que desejávamos.

Horas depois do anúncio da liberação da licença de instalação do canteiro de obras, bombas atingem prédio da Eletronorte no Pará. O atentado terrorista, se não foi ação direta das ONGs, pelo menos foi de inspiração delas. Vamos ver até onde vai.

Claro, ainda foram ajuizadas ações junto à Justiça pedindo a suspensão da licença. Um procurador é um dos autores de ação ambiental. O Ministério Público do Pará pediu a suspensão do empreendimento, sob a alegação de que, nas audiências públicas, os indígenas não foram ouvidos. Estarão a serviço das ONGs? Ou de quem?

A ONG “Avaaz” convocou os seus mais de 850 mil associados no Brasil a telefonar para o gabinete da presidente Dilma Rousseff exigindo a revogação imediata da licença de instalação para as obras da usina de Belo Monte. Em “gauchês”, diríamos à presidente: “Não te micha, guria. Todos os patriotas estarão contigo nesta luta pelo desenvolvimento. Até os que votaram contra ti.

FONTE: escrito por Gelio Fregapani e publicado no site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/04_09/gf_03fev11.htm) [imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: