terça-feira, 22 de março de 2011

EMBRAER E ALITALIA FECHAM ACORDO PARA MAIS 20 E-JETS


Companhia aérea italiana adicionará 15 EMBRAER 175 e cinco EMBRAER 190 à frota

“São José dos Campos, 21 de março de 2011 – A Embraer e a Alitalia concluíram acordo para a entrega de 15 jatos EMBRAER 175 e cinco EMBRAER 190, por meio de operação de leasing estruturada por terceiros.

Beneficiando-se de ampla reorganização, a Alitalia está desenvolvendo sua rede regional para atender a novos mercados e demandas de passageiros”, disse Frederico Fleury Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Estamos muito satisfeitos com esta reafirmação de confiança em nossa família de E-Jets por parte da Alitalia. Isto prova que a flexibilidade e o desempenho operacional das aeronaves são capazes de atender às exigências do mercado.”

O início das entregas desses E-Jets para Alitalia está previsto para o terceiro trimestre de 2011. O EMBRAER 175 será configurado com 88 assentos e o EMBRAER 190 com 100, ambos em classe única. Os aviões serão utilizados nas malhas domésticas e européias da Alitalia e ficarão baseados em sete aeroportos italianos: Catânia, Fiumicino (Roma), Linate e Malpensa (Milão), Nápoles, Turim e Veneza.

As 20 aeronaves novas substituirão e modernizarão, gradativamente, a atual frota da Alitalia, composta por 16 aviões regionais, contribuindo para o aumento da oferta de vôos diretos em rotas curtas e médias, em atendimento à demanda de mercado. Além disso, com a redução da idade média da frota, uma das mais novas na Europa, os E-Jets aumentarão os níveis de eficiência da companhia aérea do ponto de vista econômico e ambiental devido à redução do consumo de combustível.

A escolha dos E-Jets da Embraer é o resultado de análise abrangente que incluiu todos os principais profissionais da Alitalia e utilizou método inovador que considerou a opinião dos clientes mais assíduos”, disse Rocco Sabelli, CEO da Alitalia. “Este importante investimento se soma aos feitos recentemente na frota de médio e longo alcance da Alitalia e representa mais um importante passo no intuito de oferecer excelência em serviços para todos os clientes.”

SOBRE A ALITALIA

A Alitalia –Compagnia Aerea Italiana- começou a operar em janeiro de 2009, após a aquisição dos ativos da Alitalia –Linee Aeree Italiane e da Air One. Hoje, a Alitalia é uma aérea líder na Itália, servindo 23,4 milhões de passageiros em 2010 com frota de 149 aviões atendendo a 92 destinos (até o verão de 2011). Em 2010, a Alitalia posicionou a Air One como empresa de baixo custo com serviços de alta qualidade, operando a partir do Aeroporto Malpensa, em Milão. A Alitalia é membro do SkyTeam e, em 2010, se aliou à joint-venture estabelecida pela Air France –Grupo KLM e a Delta Airlines.

SOBRE A FAMÍLIA EMBRAER 170/190 DE E-JETS

A família EMBRAER 170/190 de E-Jets é composta por quatro jatos comerciais com capacidades de 70 a 122 assentos, fruto de projeto de engenharia avançado que apresenta desempenho destacado, grande economia operacional, baixo nível de emissão de poluentes e ampla cabine de passageiros sem os indesejados assentos do meio.

Os E-Jets têm velocidade de cruzeiro máxima de Mach 0,82, voam a altitude de até 12.500 metros (41.000 pés) e possuem alcance de 4.450 km (2.400 milhas náuticas). O alto grau de comunalidade entre as quatro aeronaves –EMBRAER 170, EMBRAER 175, EMBRAER 190 e EMBRAER 195– resulta em excepcional redução nos custos de treinamento, manutenção e peças de reposição para os operadores. Outro destaque é a moderna tecnologia fly-by-wire, que aumenta a segurança operacional e reduz a carga de trabalho dos pilotos e o consumo de combustível.

A família de jatos EMBRAER 170/190 oferece conforto superior com o projeto da fuselagem em dupla-bolha, que inclui duas entradas principais para passageiros e duas portas de serviço, que minimizam o tempo de permanência no solo. Tanto na configuração de classe única como na de duas classes de serviço, os E-Jets oferecem muito mais espaço ao passageiro que qualquer outra aeronave de tamanho equivalente.

Na Europa, 161 E-Jets (EMBRAER) são operados atualmente por 16 companhias aéreas. A frota acumulou 5 milhões de horas de vôo e transportou 200 milhões de passageiros em todo o mundo. Trata-se de comprovada família de jatos que tem auxiliado companhias aéreas a ajustar capacidade à demanda em rotas operadas por aeronaves narrowbody com baixa taxa de ocupação e a substituir aeronaves antigas e ineficientes. Os E-Jets também estão sendo utilizados para desenvolver novos mercados, com menores custos e maior eficiência.

Nota “DefesaNet”:

A aquisição de 20 E-Jets da EMBRAER pela ALITALIA é pesado golpe no projeto italo-russo Sukhoi 100. Devido ao atraso do programa do regional russo, que já vai para mais de 2 anos, a ALITALIA partiu para adquirir os E-JETS. A empresa já opera os E-JETS EMB170,”

FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/11_03/110321_13_adn_embraer_alitalia.html)

Nenhum comentário: