segunda-feira, 21 de março de 2011

PRESIDENTE DA PETROBRAS PARTICIPA DE CÚPULA EMPRESARIAL DURANTE VISITA DE BARACK OBAMA AO BRASIL


“O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participou sábado (19/3) do painel “Criando um futuro Seguro e Sustentável para o Setor Energético”, na "Cúpula Empresarial Brasil-Estados Unidos", promovida pela Confederação da Indústria (CNI), em Brasília. No evento, Gabrielli disse que a demanda mundial por petróleo deve aumentar com a retomada do crescimento da economia dos Estados Unidos.

Gabrielli destacou a aprovação do governo americano para o projeto da Petrobras de produção de petróleo e gás nos campos de Cascade e Chinook, na parte norte-americana do Golfo do México. “Estamos levando pela primeira vez o sistema de produção de FPSO ao Golfo do México. O órgão regulador americano reconheceu a tecnologia e segurança do projeto.” Todas as autorizações foram concedidas e a produção deverá ser iniciada em breve.

Sobre projeções futuras, afirmou que a Petrobras tem grandes perspectivas de incremento de produção. “Seremos grande produtor de petróleo, nossas descobertas serão as principais fontes adicionais da produção mundial nos próximos 10 anos.” Ressaltou, ainda, que o desenvolvimento das descobertas do pré-sal exigirá volume robusto de investimentos e mobilização da cadeia de fornecedores no Brasil, nos Estados Unidos e em diversos países no mundo.

Com relação a biocombustíveis, afirmou que há perspectivas de aumento de produção e de demanda, em especial no setor de transportes. Gabrielli destacou o projeto, em escala semi-industrial, que a Petrobras desenvolve em parceria com empresa norte-americana para produção de etanol celulósico a partir de bagaço de cana-de-açúcar.

Além do presidente da Petrobras, participaram do painel o CEO da Westinghouse Eletric Company, Aris Candris; o presidente para América Latina da General Eletric, Reinaldo Garcia; o presidente do Conselho da Cosan, Rubens Ometto Silveira Mello, e o jornalista William Waack, como moderador.

Ao final da Cúpula, o presidente da Petrobras declarou a jornalistas que considerou muito positiva a atenção do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com as relações empresariais com o Brasil na área de energia. “É uma grande novidade, o governo americano passa a considerar o valor estratégico dessa relação entre empresas, que hoje se dá apenas em bases comerciais de mercado. São precisos novos canais e mecanismos para valorar e facilitar essa relação”, afirmou Gabrielli.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/03/19/presidente-da-petrobras-participa-de-cupula-empresarial-durante-visita-de-barack-obama-ao-brasil/#more-37296).

Nenhum comentário: