terça-feira, 19 de abril de 2011

AVIBRAS: PRODUTOS DE DEFESA, CIVIS E DE PESQUISA

Sistema Astros II - Rajada de foguetes AV-SS-80. Provavelmente na Malásia

AVIBRAS - EXCELÊNCIA EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA AVANÇADA

“Avibras Aeroespacial S.A., reconhecida mundialmente pela excelência e qualidade de seus produtos e sistemas, é empresa brasileira privada de engenharia, fundada há 50 anos e que ganhou seu lugar na história no setor aeroespacial como uma das pioneiras no Brasil em construção de aeronaves e desenvolvimento e fabricação de veículos espaciais para fins civis e militares. Ao longo de seus anos teve uma história de grandes êxitos e conquistas, resultando em produtos como:

Antenas de telecomunicação de 10m de diâmetro, que, na década de 70, foram responsáveis por boa parte da cobertura de telecomunicações do vasto território brasileiro.

Foguetes de sondagem da família Sonda, para o Programa Espacial Brasileiro.

Sistemas e equipamentos para transporte e movimentação de materiais, como locotratores, pórticos, sistemas de tração elétrica para trolebus e outros veículos especiais.

O FILA, unidade diretora de tiro para defesa antiaérea de baixa altitude, capaz de conduzir o tiro de canhões antiaéreos de 35 e 40 mm, ou mísseis terra-ar, para defesa de ponto contra alvos múltiplos.

O FOG-MPM, família de mísseis guiados por fibra ótica, completamente imunes a contramedidas eletrônicas, e com empregos antifortificação, antitanque e anti-helicóptero.

Com suas amplas instalações industriais localizadas no coração do principal parque tecnológico e aeronáutico do Brasil [São José dos Campos e Jacareí-SP], a AVIBRAS é uma verdadeira "System House". A companhia possui um conjunto de centros de desenvolvimento, capacitação industrial e recursos humanos para atuar em diversos campos tecnológicos, tais como eletrônica, telecomunicações, transporte, pesquisa espacial e sistemas para defesa.

A Divisão Química produz perclorato de amônio de alta qualidade, além de propelentes sólidos composite de alta energia para aplicação em foguetes, mísseis e engenhos espaciais.

A Divisão Veicular desenvolve e implementa soluções eficientes na produção de veículos especiais, principalmente para aplicações militares.

A composição tecnológica da AVIBRAS permite o desenvolvimento e fabricação de produtos civis a sistemas de defesa altamente complexos, nas áreas de:

CIÊNCIA & TECNOLOGIA:

A AVIBRAS é parceira das Forças Armadas Brasileiras em vários programas:

Veículos Suborbitais instrumentados, para treinamento.

Motores de propulsão sólida, cabeças de guerra e sistemas de guiagem para diversos mísseis.

Veículo Aéreo Não-Tripulado – VANT, com tecnologia inteiramente nacional para aplicações civis e militares, tais como, vigilância de fronteiras e reconhecimento de alvos.

Veículos Blindados de Comando e Controle, totalmente computadorizados, com comunicação digital criptografada e capacidade de deslocamentos em qualquer terreno.

DEFESA:

A divisão de defesa da AVIBRAS, com suas numerosas representações no exterior, possui posição de destaque no mercado internacional no desenvolvimento, produção e integração de sistemas de defesa inovadores e eficientes, tais como:

O SKYFIRE-70 - sistema de foguetes ar-terra de 70 mm, de última geração, composto de:

- motores de alta energia;
- diferentes cabeças de guerra, e;
- lançadores com sistemas de controle de armamentos para quase todos os tipos de aeronaves de asa fixa ou helicópteros.

O AV-SS 12/36, Sistema de Artilharia superfície-superfície, rebocado ou montado sobre veículos leves e adequado para forças especiais ou artilharia leve, capaz de disparar uma rajada de 36 foguetes de 70 mm em 12 segundos a alcances até 12 km.

O ASTROS II – Hoje em sua quinta geração, é um sistema multicalibre de artilharia para saturação de área, referência mundial em sua classe por sua grande mobilidade e capacidade de lançar foguetes e mísseis de vários calibres a distâncias entre 9 e 300 km.

Devido a sua flexibilidade e alto poder de fogo, é considerado sistema estratégico e de dissuasão que incorpora os avanços tecnológicos e a experiência de atuação em duas guerras, podendo ser utilizado para artilharia de campanha e operação no litoral.

A versatilidade do sistema ASTROS II é ampliada pela sua capacidade de autodefesa e proteção blindada a sua tripulação.

Veículos Blindados Leves – veículos multitarefa, equipados com sistemas de autodefesa que podem ser configurados para Comando & Controle, Transporte de Tropas, Reconhecimento, Vigilância e Salvamento.

Sistemas de C4ISTAR, fixos e móveis, tanto para emprego operacional das Unidades Militares em operação de combate quanto para a estrutura da cadeia de Comando.

Com seus sistemas, a AVIBRAS também oferece programa de ‘Suporte Logístico Integrado’ (ILS) que contempla treinamento, suporte técnico ao cliente, fornecimento de simuladores, equipamentos, peças de reposição e ferramentas especiais.”

FONTE: site “DefesaNet”  (http://www.defesanet.com.br/laad2011/noticia/644/AVIBRAS---Excelencia-em-Engenharia-e-Tecnologia-Avancada).

2 comentários:

SCBR - Defesa Nacional disse...

SantaCatarinaBR - Sugestão para publicar:

'Making of' do modelo de túnel de vento do KC-390
http://www.youtube.com/watch?v=0EtnjJ9t-w4

Unknown disse...

SantaCatarinaBR,
Obrigada pela sugestão. Gostei.
Muito elucidativo sobre essa etapa do projeto. Estou na dúvida se faço, com o vídeo, uma postagem específica sobre o modelo do KC-390 para ensaios em túnel de vento ou se espero alguma notícia sobre o avião, para inserir o vídeo.
Maria Tereza