sexta-feira, 30 de setembro de 2011

LULA IRONIZA BIRD, FMI E COMISSÃO EUROPEIA

Lula foi recebido por Sarkozy na segunda-feira (26) em Paris


LULA IRONIZA FMI E FALA EM 'SAÍDA POLÍTICA' PARA CRISE NA EUROPA

“O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva fez ironias na terça-feira, em Paris, com os países ricos e instituições internacionais, e afirmou que a saída para a crise na Europa "está em uma decisão política".

Lula fez referência aos "conselhos econômicos" dados ao Brasil no passado e afirmou que os países desenvolvidos agora são incapazes de resolver seus próprios problemas.

"Eu vi tanta gente sabida na Europa e nos Estados Unidos quando o Brasil, a Bolívia e o México estavam em crise", disse Lula em discurso no Instituto de Ciências Políticas de Paris, onde recebeu o título de doutor honoris causa.

"Era tanta conselho econômico que, quando começou a crise em 2008, eu falei que os especialistas resolveriam isso em três dias", afirmou.

"Eles (os especialistas econômicos) se esconderam. O Banco Mundial, o FMI, a Comissão Europeia, ninguém sabia mais nada. Mas essa gente toda sabia quando era o meu calo que estava doendo", disse Lula, causando risos na plateia.

"Quando a dor de dente é no vizinho, temos todos os remédios. Mas quando é na boca da gente, não temos os remédios", afirmou o ex-presidente.

Lula foi a primeira personalidade latino-americana a receber o título de doutor honoris causa do renomado Instituto de Estudos Políticos de Paris, mais comumente chamado de Sciences-Po, fundado em 1871 e onde já estudaram personalidades como os ex-presidentes franceses Jacques Chirac e François Mitterrand.

EUROPA

Em seu discurso, que durou cerca de 40 minutos, Lula também comentou a crise na Europa e criticou a falta de ação política dos líderes do bloco para resolver a situação.

"O problema que está acontecendo na Europa é que ela está precisando de decisões políticas, e não econômicas", afirmou o ex-presidente.

"A hora não é de negar a política, e sim fortalecê-la. A hora é de exigir que os dirigentes eleitos democraticamente digam qual é sua decisão política", disse Lula.

Há divergências entre líderes europeus sobre as medidas a ser adotadas para os países em crise na zona euro.

Para Lula, quanto mais o tempo passa, mais a crise se agrava. "A dívida da Grécia era de US$ 49 bilhões em março do ano passado. Hoje já está em mais de US$ 200 bilhões", afirmou.

POPULARIDADE

Lula chegou ao anfiteatro da universidade sob som de batucada, e causou alvoroço entre os estudantes, alguns deles brasileiros.

Após o fim da cerimônia, muitos tentavam burlar o esquema de segurança para tirar fotos e falar com Lula.

Na plateia, além de bandeiras do Brasil e até do Corinthians, time de Lula, havia personalidades como o ex-primeiro-ministro português José Sócrates e o sociólogo francês Alain Touraine, amigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Esse é o sétimo título de doutor honoris causa recebido por Lula e o segundo fora do Brasil (o primeiro foi em Portugal).

Na quarta-feira, Lula foi a Gdansk, na Polônia, berço do movimento sindical Solidariedade, que combateu o regime comunista nos anos 1970 e 80, e jantou com o ex-presidente Lech Walesa. Na quinta-feira, ele recebeu o prêmio Lech Walesa no país.

Ainda na quinta-feira, o ex-presidente viajou para Londres, onde fará uma palestra para investidores estrangeiros. Nesta sexta (30), ele participa de seminário promovido pela revista ‘The Economist’.”

FONTE: de Daniela Fernandes, de Paris. Divulgado pela agência britânica de notícias BBC e transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/lula-ironiza-bird-fmi-e-comissao-europeia#more).


Nenhum comentário: