quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POR QUE NÃO CRIAM O “SONEGÔMETRO” AO LADO DO “IMPOSTÔMETRO”?

Na foto, alguns dos tucanos que, no governo FHC/PSDB, fortemente elevaram a carga tributária, em 33%! Todos riem da façanha, fingindo que o culpado foi Lula...



O “CANSEI” NÃO SABE O QUE DIZ. OU SABE E NÃO DIZ

Por Brizola Neto

“José Antonio Meira da Rocha, leitor deste blog e autor do blog “O Homem que Calculava” nos traz uma belíssima contribuição sobre a discussão sobre carga tributária brasileira, que nossa imprensa quase sempre trata como um escândalo, mas jamais no que ela mais tem de escandaloso, que é estar concentrada na parcela mais pobre da população.

Bem, o José Antonio compilou os dados da “Heritage”, uma fundação americana, sobre impostos e PIB e fez uma tabela que eu transformei em gráfico, aí acima, com países selecionados, para você comparar. No blog “O Homem que Calculava” –como o Malba Tahan faz falta aos nossos jornalistas!– você verá ainda que o Brasil, que é o 31º na relação tributos/PIB, é o 51º se essa proporção é entre PIB per capita e arracadação tributária.

O pessoal do “Cansei”, recomenda o José Antonio, que fala tanto em corrupção, deveria se tocar da sonegação que, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) relativas a 2008, desvia do Tesouro, anualmente, cerca de 200 bilhões de reais. Tá na "Veja", mas, é claro, nunca dá capa.

Taí uma idéia: por que, ao lado do impostômetro, os “cansados” não criam o “sonegômetro”?.

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/o-cansei-nao-sabe-o-que-diz-ou-sabe-e-nao-diz/) [título e imagem do Google acrescentados por este blog ‘democracia&política”].

Nenhum comentário: