segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O NAVIO FANTASMA


Por Brizola Neto

“A Vale [privatizada (praticamente doada) por FHC/PSDB/DEM] recebeu [semana passada] o segundo de seus 12 meganavios encomendados lá fora. Uma pena que tão complexa obra de engenharia carregue, para sempre, o estigma de ter sido construída sem nenhum amor pela terra e pela gente que a tornou possível.

É o segundo supernavio destinado a levar o minério bruto brasileiro para siderúrgicas no exterior. Ele próprio, por não ser construído aqui, levou US$ 748 milhões de nosso país.

Ainda teremos 10 dessas bofetadas no rosto do Brasil desfechadas pelo Sr. Roger Agnelli, endeusado pela imprensa.

Tivesse ele, como pediu Lula, dado preferência a produzir aqui essa frota, isso representaria um acréscimo de 80% à tonelagem em produção nos estaleiros nacionais. Cada um deles tem 362 metros de comprimento, 65 de largura e capacidade para 400 mil toneladas de minério. E levam, também, milhares de empregos que não existiram aqui.

São navios que vão carregar nossas entranhas minerais, mas não a nossa alma. É um navio fantasma, uma enorme, gigantesca e amarga nave colonial, que nos assombra de tanta indiferença ao Brasil.”

FONTE: escrito por Brizola Neto em seu blog “Tijolaço”  (http://www.tijolaco.com/o-navio-fantasma/) [trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Um comentário:

Amauri Valle disse...

Caros, o Návio João Candido, construido nos estaleiros brasileiros, pelo capricho do Lula, encontra-se ancorado porque não pode navegar pois como quase tudo que é feito por empreiteiras a serviço do estado é uma porcaria de terceira.
O estado deveria é permitir licitar até a construção de obras de engenharia pelas empresas estrangeiras que posseuem qualidade no que fazem.