quinta-feira, 22 de setembro de 2011

GASODUTO "LULA-MEXILHÃO" COMEÇA A OPERAR NA BACIA DE SANTOS


“O consórcio do bloco BM-S-11, formado pela Petrobras (65% – Operadora), em parceria com a BG Group (25%) e Petrogal Brasil S.A. – Galp Energia (10%), colocou em operação o gasoduto Lula-Mexilhão, que liga o campo de Lula à plataforma de Mexilhão, localizada em águas rasas na Bacia de Santos. Com capacidade para escoar até 10 milhões de m3 por dia, o gasoduto transportará o gás produzido pelo Polo Pré-Sal daquela bacia.

Esse projeto é estratégico não só para o desenvolvimento da produção do pré-sal da Bacia de Santos, como também para o aumento da flexibilidade no suprimento de gás especificado para o mercado nacional.

Lula-Mexilhão representa marco inédito para a engenharia brasileira: com 216 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e pressão de operação de 250 bar (unidade de pressão), é o gasoduto com maior profundidade e comprimento de duto rígido submarino já instalado no Brasil.

Ele parte de uma profundidade d’água de 2.145 metros, onde está interligado ao navio-plataforma “Cidade de Angra dos Reis”, no campo de “Lula”, até chegar a 172 metros, onde estará conectado à plataforma de “Mexilhão”, de propriedade da Petrobras. Estratégica para a logística da Bacia de Santos, essa plataforma é a maior unidade de produção fixa instalada no país.

O novo projeto contribuirá, também, para o escoamento do gás natural das plataformas destinadas ao desenvolvimento da primeira fase do pré-sal da Bacia de Santos. A implantação do gasoduto exigiu, ainda, análise simultânea do projeto conceitual e da adequação à capacidade de mercado, além de gerar intensa articulação entre fornecedores de equipamentos, integradores e instalador. Para tornar o empreendimento viável, foi fundamental o desenvolvimento de novos fornecedores, além da aplicação de novos conceitos de equipamentos e acessórios.

O gasoduto Lula-Mexilhão foi interligado às seguintes instalações do Sistema Petrobras: ao gasoduto que liga o campo de Mexilhão à Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) Monteiro Lobato, instalada em Caraguatatuba (SP), com o objetivo de viabilizar a chegada do gás à costa; e ao gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, que conecta o gás processado naquela unidade à malha de distribuição de gás natural para o mercado nacional.

A integração entre o gasoduto Lula-Mexilhão do Consórcio BM-S-11 e as instalações já existentes da Petrobras será fundamental para o desenvolvimento mais acelerado da produção de petróleo do pré-sal brasileiro.”

FONTE: bog “Fatos e Dados”, da Petrobras  (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/09/19/gasoduto-lula-mexilhao-comeca-a-operar-na-bacia-de-santos/#more-44566).

Nenhum comentário: