sexta-feira, 30 de setembro de 2011

HOJE (30): FAB INCORPORA "NOVA" AERONAVE DE PATRULHA MARÍTIMA

Raio de ação do P3AM


“Hoje, 30 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) incorpora a aeronave de patrulha marítima P-3AM à sua frota. O P-3 é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro/São Paulo, de 1975 até 1991. A versão militar foi inicialmente concebida para a Marinha dos Estados Unidos, como aeronave especializada em patrulhamento marítimo e guerra antissubmarina.

O P-3AM da FAB foi [adquirido usado, estocado em deserto dos EUA. Uma dúzia de aviões da US Navy desativados foram comprados pela FAB ao preço de 1/10 de uma aeronave nova]. [Após isso, oito delas] foram totalmente modernizadas e equipadas [na Espanha/EADS] com modernos sensores eletrônicos e armamentos. A aeronave irá empregar essa grande capacidade na vigilância e proteção das riquezas do Brasil, como o pré-sal, o mar territorial brasileiro e a zona econômica exclusiva.

A cerimônia militar de incorporação da aeronave começa às 10h da manhã desta sexta-feira, 30 de setembro, na Base Aérea de Salvador, localizada ao lado do Aeroporto Internacional Luiz Eduardo Magalhães.”

FONTE: site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/aviacao/noticia/2918/FAB-incorpora-nova-aeronave-de-patrulha-maritima) [trechos entre colchetes acrescentados por este blog 'democracia&política'].

++++++++++++++++++++++++++++++++++

COMPLEMENTAÇÃO (do portal G1)

FAB COMEÇA A OPERAR COM NOVO AVIÃO PARA PATRULHA E DEFESA MARÍTIMA

“O P-3 será usado para vigiar e [em caso de conflito] abater submarinos e embarcações invasores. Avião, com alcance de 9 mil km, opera após este dia 30 na proteção do pré-sal.

Novo avião P-3 será usado para patrulha e defesa do litoral do país (Foto: Airbus Military/FAB/Divulgação)

A Força Aérea Brasileira (FAB) começa a operar nesta sexta-feira (30) com uma nova aeronave para patrulha e defesa marítima. O avião P-3AM é a versão militar do comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo de 1975 até 1991.

Comprada da Marinha dos Estados Unidos [já usada, desativada e estocada em deserto, nos EUA], a aeronave [passou por processo de modernização na EADS, Espanha, e agora] é especializada em patrulhamento marítimo e guerra antissubmarina, capaz de [localizar e] abater qualquer submarino ou embarcação que invadir as águas territoriais brasileiras.

O P-3, como é conhecido, tem capacidade de voo de até 16 horas e alcance de até 9 mil quilômetros de distância, partindo de Recife e podendo chegar à África, diz a FAB. A aeronave carrega cerca de 9 toneladas de armamento, entre bombas, torpedos, foguetes e minas antinavio, operando em todo o litoral brasileiro com o objetivo de vigiar a fronteira e proteger as riquezas brasileiras, como o pré-sal.

Outra função do avião será atuar em missões de busca e salvamento de aeronaves que caírem em alto mar, como foi o caso do AF 447 da Air France, que caiu no Oceano Atlântico em 2009, além de identificar embarcações pesqueiras irregulares, submarinos invasores e também navios petroleiros que estejam despejando petróleo no mar brasileiro.

P-3 tem alcance de 9 mil quilômetros e irá atuar na proteção do pré-sal (Foto: Airbus Military/FAB/Divulgação)

Desde a década de 80 que o Brasil não possuía uma aeronave com tal poder de patrulha no litoral. Até então, era usado para isso um modelo militar do Bandeirante, com menor capacidade de voo e alcance de detecção. O P-3 poderá lançar sensores sobre a água e detectar até mesmo submarinos que estejam em alta profundidade.


O P-99 Bandeirante Patrulha, que será substituído

A aeronave passa a operar a partir desta sexta-feira, quando será apresentada oficialmente em um evento na base aérea de Salvador com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim.

Entre os países que já empregam o P-3 na área militar estão Estados Unidos, Chile, Canadá, Japão, China, Austrália e Espanha, dentre outros.”

FONTE: portal G1. Transcrito no portal da FAB  (http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?datan=29/09/2011&page=mostra_notimpol) [trechos entre colchetes e alfumas imagens adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Um comentário:

Probus disse...

A galera dos Portais Militares estão IRADAS com o Portal TERRA, que ENTERROU o P-3 AM Orion chamando-o de quarentão...

Queria eu a Luiza Brunet nos meus braços.

- - - - -

Delícia de matéria.

P-3 Orion, a mais nova plataforma ASW do Brasil

Depois de mais de 15 anos, a FAB retoma sua capacidade ASW

Por Guilherme Poggio

O Brasil e a escolha do P-3

http://www.abrapat.org.br/P-3AM.html