sexta-feira, 30 de outubro de 2015

VELHA MÍDIA E O DESEQUILÍBRIO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA



 
Velha mídia e o desequilíbrio na democracia brasileira

Por Alexandre Tambelli

Tinha comentado ontem aqui no Blog a partir do texto: Cadê a democracia que estava aqui? O gato comeu, por Jandui Tupinambás

E saiu este texto. Coloco, também, aqui.

A velha mídia x PT e a ausência de Democracia.

"Democracia é equilíbrio.

Nós não temos equilíbrio no Brasil.

Existe uma parte da Justiça que trabalha em consonância com os meios de comunicação hegemônicos e deles encontra o caminho para o sucesso individual de um Juiz, Procurador, Ministro de Tribunal Superior etc.

A força da hegemonia da "Rede Globo & Cia" se mostra presente na capacidade de gerar manchetes Brasil afora em quantidades inimagináveis para qualquer democracia madura.

Imaginemos a força que é deter mais de 80% de todos os meios de comunicação, portanto, das fontes possíveis de informação dos brasileiros e brasileiras em poucas mãos, e meios de comunicação que defendem interesses idênticos: o da sociedade do 1%?

É uma força descomunal.

Imaginemos que essa força toda se coloca no campo de oposição política e econômica e social dos interesses do Brasil e é contrária ao governo legitimamente eleito.

O que pode nos acarretar de danos? Incontáveis.

Mídia, acima de tudo, é formadora da opinião pública. Se ela só produz um tipo de manchete e de noticiário, quase certo que teremos opinião pública hegemônica e tendendo a concordar com os meios de comunicação hegemônicos.

Porém, a realidade mostra que, apesar da hegemonia e do interesse de interferir nos resultados eleitorais em seu benefício, a velha mídia ainda não obteve o intento desejado: retirar o PT do Poder.

Na realidade, nós temos duas forças antagônicas brigando no Brasil: a população que teima em votar no PT (aqui representando uma sociedade mais progressista, inclusiva e nacionalista) x a velha mídia e seu poderio midiático em prol da sociedade do 1%.

É tanta luta para mudar os rumos que a maioria dos brasileiros quer, e tanto desespero desses meios de comunicação para ver sua ideologia realizada, que se perde a noção de civilidade e de cordialidade.

Ter tanto poder gerador de manchetes e encontrar aliados no Judiciário e na oposição política para o intento de tornar possível a sociedade do 1%, ideologia dos meios de comunicação hegemônicos, cria esse Brasil dividido e acuado.

Veja se no Judiciário encontramos a mesma possibilidade de uma operação da PF na empresa de um filho de um tucano? Que Juiz, Procurador permitiria a existência de tal fato? E o medo da represália, do assassinato de sua reputação?

Vivemos na sociedade do medo. A velha mídia comandando quem pode e quem não pode ser julgado. Quem pode ou não pode ter a reputação preservada.

O PT, claro, não pode! Afinal, a luta da velha mídia é contra o seu Governo, contra a inclusão social, contra a melhor distribuição de renda e contra a ascensão social, contra a interrupção no Brasil da sociedade de castas.

Tendo essa capacidade toda de gerar manchetes e aos milhares, dezenas de milhares, ao dia e sem contrapontos de equilíbrio entre manchetes positivas e negativas de todos os lados da Política, da Economia e da Sociedade, a única verdade possível e que nos pode chegar aos olhos e ouvidos e se fixar é a da verdade única e negativa, depreciativa e até mentirosa contra o PT, seu Governo e seus partidários, filiados e defensores.

É o desespero de quem não consegue fazer uma curva para à direita em quatro eleições seguidas. E vai ser assim até 2018.

Sobrou falar mal. Acuar petistas. Destruir a dignidade dos políticos do partido. Porque não tiveram votos e nem sabem se terão em 2018. Velha mídia e aliados, tudo para reassumirem o Poder central. Porém, voto ganhado de forma honesta requer: programa de Governo, ideologia e ideias para serem discutidas com a sociedade. Isso a direita midiática não tem, nem terá.

Hoje, vivemos o tempo da ausência de limites. A cada vez que eu perco limite, eu me perco um pouco mais. Eu me descontrolo um pouco mais. Eu ultrapasso um pouco mais o limite da civilidade e da cordialidade. Eis o que anda acontecendo.

Assim age a perdedora velha mídia e sua direita política aliada.

Ser petista hoje significa não-ser, significa não ter o direito a ser gente, pois, a velha mídia quer retirar a humanidade dos petistas, porque em sendo humanos, não há como derrubá-los do Poder, porque eles fazem no Governo, apesar de tantas oscilações e até de erros, uma revolução social sem precedentes e ameaçam a hegemonia de mais de 500 anos da Casa Grande sobre a Senzala.

É preciso tirar dos petistas a condição humana, a possibilidade de respirar, a possibilidade de agir porque senão eles vencem novamente em 2018.

Para os desesperados, para aqueles que perderam qualquer noção de civilidade e cordialidade os atos são praticados sem a razão. Eles perdem, aos poucos, a noção dos limites e perdem (mesmo que sem racionalidade do que fazem) a noção do próprio ato praticado, penso eu.

Desumanizar os petistas, torná-los animais, pessoas sem sentimentos, sem vínculos familiares, sem direito à respeito e à dignidade como pessoas acaba sendo um ato normal da velha mídia, de seu Judiciário aliado e de seus políticos aliados, porque, na verdade, a crescente desumanidade (desumanização) está neles mesmos, presos que estão a um mundo paralelo, por eles mesmos criado, onde não há limites e se pode tudo.

Lula é um boneco e eles acreditam que seja! Lula não tem coração, Lula não tem humanidade, Lula não tem sentimentos, Lula não tem alma e nem Fé.

Para quem não é humano como o Lula, não há motivos para agir com civilidade e cordialidade, quando se fala dele. Ele sequer pode pensar e não sente nada. É inofensivo atacá-lo; afinal, ele não tem sentimentos humanos, é um boneco e inflável, pode estourar a qualquer momento.

A verdade nua e crua é que a doença que viralizou na oposição ao PT tem um só nome: desumanização, e os adoentados são:

Velha mídia, oposição via PSDB e Judiciário aliado da velha mídia + todos os seus teleguiados.

Estão doentes e, por isso, perderam a noção da convivência em sociedade.

Essa doença fabrica pessoas que agem irracionalmente e sem nenhum limite socialmente aceito numa democracia e em um mundo civilizado.

Apenas há, no mundo real, uma obsessão doentia: alcançar o Poder.

O grande problema do Brasil de outubro de 2015 é como frear essa doença antipetista que está viralizando pela sociedade como um todo.

Em se encontrando o remédio, se retorna à civilidade e à cordialidade perdidas. E se pode abrir espaço para a implementação de uma democracia e com equilíbrio nos atos e nas vozes que levam informação aos brasileiros e brasileiras.

Maior absurdo não há do que convidar o Prefeito Fernando Haddad do PT, prefeito da maior cidade do País, para uma entrevista em um estabelecimento privado e esse local virar uma praça de guerra consentida pelos seus donos e o entrevistado ir à entrevista sabendo que tenderá a ser “fuzilado” nas perguntas dos repórteres (para ver se ele comete deslizes graves) e, ainda, o prefeito é vaiado e hostilizado pela plateia e sai do local xingado por manifestantes teleguiados da velha mídia, manifestantes espumando de ódio e irracionalidade."

FONTE: escrito por Alexandre Tambelli e publicado no "Jornal GGN"  (http://jornalggn.com.br/noticia/velha-midia-e-o-desequilibrio-na-democracia-brasileira).

Nenhum comentário: