quarta-feira, 28 de outubro de 2015

"FHC DEVERIA TER RENUNCIADO QUANDO COMPROU A REELEIÇÃO" (Claudio Lembo):


              Lembo ataca o impeachment

Lembo: "FHC poderia ter renunciado quando comprou a reeleição"; "PSDB e DEM estão perdidos, em estado de neurose coletiva"

Por Bernardo Mello Franco, na "Folha de S. Paulo"

O ex-governador Cláudio Lembo [do DEM, na época do seu governo] entrou na campanha contra o impeachment. Aos 77 anos, ele escreveu um parecer sobre o tema. Sustenta que o afastamento de presidentes se tornou “uma nova patologia” na política da América Latina.

Os golpes militares da época da Guerra Fria estão sendo substituídos pelo impeachment. A função do Congresso é fiscalizar os governos, e não derrubá-los. Isso é o mesmo que bater às portas dos quartéis”, diz.

Professor de direito da USP e do Mackenzie, Lembo cita o jurista Pontes de Miranda (1892-1979) ao afirmar que o afastamento de um presidente “só se permite, nas democracias, em caso de extrema necessidade”.

Não se deve buscar interromper o mandato eletivo. Isso é um desrespeito à população, seja quem for o eleito. O impeachment é um instrumento violento, que causa instabilidade à economia e ao país”, afirma.

O ex-governador contesta a tese de que o impeachment é um instrumento legal, diferente de um golpe. “A lei exige um crime de responsabilidade, o que não vejo. Ninguém diz que a presidente enriqueceu. Sua honra está preservada”, defende.

Lembo também critica a ideia, já sugerida por Fernando Henrique Cardoso, de que Dilma Rousseff deveria renunciar. “Um ex-presidente não deveria falar isso. Eu também acho que ele poderia ter renunciado quando comprou a reeleição”, provoca.

Conhecido pela ironia, ele desdenha as manifestações que pedem a queda da presidente. “A elite branca está furiosa. Não entendeu que o Brasil mudou, por isso está perdida.”

Aplica o mesmo adjetivo aos políticos de PSDB e DEM, seu partido até 2011. “A oposição não aceitou o resultado da eleição e quer derrubar o governo a qualquer custo. Só sabem falar em impeachment. Estão perdidos, em estado de neurose coletiva.

Hoje filiado ao PSD, do ministro Gilberto Kassab, Lembo diz que não tem conversado sobre a crise com os antigos aliados. “Estou velho. Não querem mais saber de mim.”

FONTE: escrito por Bernardo Mello Franco, na "Folha de S. Paulo". Postado no site "Viomundo"  ( http://www.viomundo.com.br/politica/lembo-ataca-o-impeachment-diz-que-fhc-poderia-ter-renunciado-quando-comprou-a-reeleicao-e-que-os-politicos-do-psdb-e-dem-estao-perdidos-em-estado-de-neurose-coletiva.html).

Nenhum comentário: