sexta-feira, 30 de outubro de 2015

PRODUÇÃO DE POÇOS DO PRÉ-SAL TRIPLICOU EM MENOS DE TRÊS ANOS




PRODUÇÃO DE POÇOS DO PRÉ-SAL TRIPLICOU EM MENOS DE TRÊS ANOS

Por Douglas Correa, da Agência Brasil

"A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, disse quarta-feira (28) na "Offshore Tecnology Conference Brasil" (OTC), no Rio de Janeiro, que o tempo de construção dos poços do pré-sal desde 2010 teve redução significativa de mais de 50% e destacou a alta produtividade dos poços do pré-sal. A produção triplicou nos últimos 30 meses, com a eficiência operacional da companhia tendo atingido 92,4%, na média dos últimos três anos.

Solange disse que a experiência adquirida ao longo da exploração e do desenvolvimento offshore foi determinante para que a empresa tenha atingido a marca de 1 milhão de barris de óleo equivalente por dia no pré-sal, obtida em setembro. “A Petrobras atingiu uma combinação única de custos, produtividade e eficiência. Como consequência, um portfólio muito competitivo”, acrescentando que o histórico de exploração offshore da Petrobras desde a década de 70 possibilitou o sucesso na exploração do pré-sal.

O campo de Libra, na região do pré-sal na Bacia de Santos, teve quatro poços perfurados até agora e o primeiro teste de longa duração ocorrerá em 2017. “A primeira fase do desenvolvimento da produção se concentrará na área nordeste de Libra. O primeiro teste de longa duração está previsto para o primeiro trimestre de 2017 e o projeto-piloto para 2020”, disse a gerente executiva da Petrobras para a área de Libra, Anelise Lara.

Anelise ressaltou a importância das sociedades de profissionais na disseminação de conhecimento para as novas gerações de técnicos da indústria de óleo e gás e elogiou a atuação integrada da equipe multidisciplinar de projetos de Libra, que inclui colaboradores das cinco empresas participantes do consórcio que atua na área, formado pelas empresas Shell, Total, CNPC, CNOOC e Petrobras."

FONTE: escrito por Douglas Correa, da Agência Brasil. Transcrito no portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/economia/202917/Produ%C3%A7%C3%A3o-de-po%C3%A7os-do-pr%C3%A9-sal-triplicou-em-menos-de-tr%C3%AAs-anos.htm).

Nenhum comentário: