quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"SÓ O BRASIL TIROU 22 MILHÕES DA POBREZA, MAIS NINGUÉM" (sociólogo polonês Zygmunt Bauman)




'SÓ O BRASIL TIROU 22 MILHÕES DA POBREZA, MAIS NINGUÉM'

"Um dos mais respeitados intelectuais da atualidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, considera que o Brasil é um "milagre inacabado" em relação a redução das desigualdades; "Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso, mas também agora algumas deficiências estão vindo à tona", disse.

Da "Revista Fórum"

Para o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, de 89 anos, um dos mais respeitados intelectuais da atualidade, o Brasil é um "milagre inacabado". Em entrevista a Alberto Dines, no programa 'Observatório da Imprensa', da TV Brasil, o pensador afirmou que o país está no caminho certo em relação ao combate às desigualdades, mas que, neste momento, alguns problemas estão aparecendo.

"Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso, mas também agora algumas deficiências estão vindo à tona", disse.

Bauman esteve em setembro no Brasil para participar de alguns eventos. Entre seus 35 livros publicados por aqui, um dos mais conhecidos é "Amor líquido", em que analisa as relações nos tempos modernos. Na avaliação do polonês, elas se tornaram mais flexíveis, o que faz com que as pessoas não saibam mais como manter laços de longa duração, e muitas vezes acabem se relacionando apenas no ambiente virtual."

FONTE: da "Revista Fórum". Transcrito no portal "Vermelho"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/201505/'S%C3%B3-o-Brasil-tirou-22-milh%C3%B5es-da-pobreza-mais-ningu%C3%A9m'.htm).

Nenhum comentário: