domingo, 25 de outubro de 2015

MERCOSUL E BRICS SÃO A NOSSA RESISTÊNCIA (Samuel P. Guimarães)





Mercosul e Brics são a nossa resistência

FHC, Aécio e 'Cerra' querem que o Brasil entregue o pré-sal do Atlântico para entrar no Pacífico.

"O ex-secretário-geral do Itamaraty no governo Lula, Samuel Pinheiro Guimarães, comentou com ironia o acordo de comércio, patentes e direitos autorais que inclui Estados Unidos, Japão, México, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Malásia, Cingapura, Vietnã, Brunei, Chile e Peru, intitulado Tratado Transpacífico, TPP na sigla em inglês.

Ao lado de Marcio Pochmann, presidente da "Fundação Perseu Abramo", ele participou, na terça-feira (20) em São Paulo, de um debate sobre a desigualdade no Brasil e no mundo.

As classes dominantes brasileiras estão em polvorosa. Queriam tanto entregar alguma coisa. Como não foram convidados para o banquete? É um problema geográfico importante”, observou Guimarães, já que o Brasil não é banhado pelo Oceano Pacífico.

Na avaliação do embaixador, o acordo, que depende ainda das aprovações dos parlamentos para entrar em vigor, significa o acesso dos Estados Unidos a recursos naturais e ao comércio de outros países. Segundo ele, para o Brasil, é fundamental fazer força junto aos BRICS e ao Mercosul. “É importante estar em bloco por conta da influência. Por isso, a relevância de um bloco sul-americano”, opinou.

De acordo com Guimarães, “a China é a nova fronteira de expansão do capitalismo” e os BRICS têm um papel de protagonismo na construção de um novo cenário hegemônico na economia após a criação do Banco dos BRICS.

Foi importante porque o Banco Mundial e o FMI (Fundo Monetário Internacional) são mecanismos de controle de países periféricos”, mencionou.

Política externa

No evento, Guimarães comparou as políticas externas adotadas nos Governos do Presidente Lula, que fez parte, e da Presidenta Dilma Rousseff.

O Lula já tinha grande experiência internacional. Ele adquiriu um traquejo. Como sindicalista, ele participou de muitos congressos internacionais. A Dilma não tinha essa experiência”, comentou.

Para completar: “Mas basta ler os editoriais dos jornais para saber se a política externa dela é correta”, brincou. “No Governo da Dilma, nas decisões importantes, ela tomou as decisões certas”, finalizou ao lembrar os episódios da entrada da Venezuela no Mercosul, o cancelamento da viagem aos EUA após descobrir que era espionada pela NSA e o prestígio que a Presidenta dá aos BRICS."

(Nota do "Conversa Afiada": Para desespero da Urubóloga, o Brasil chegará ao Pacífico pela Ferrovia Bioceanica , que será financiada pela China. A Urubóloga talvez não saiba que a construção de ferrovia é um dos pontos fortes da pauta de exportação da China. Por isso, breve, a China construirá o nosso trem bala que o Cerra boicotou.)

FONTE: postado por Alisson Matos, editor do "Conversa Afiada"  (http://www.conversaafiada.com.br/economia/samuel-mercosul-e-brics-sao-a-nossa-resistencia).

Nenhum comentário: