domingo, 9 de março de 2008

COINCIDÊNCIA: BUSH “O PRESIDENTE DA TORTURA” E “BRASILEIROS APÓIAM A TORTURA”

Achei muita coincidência na pesquisa, nos “posicionamentos”, bem como na contemporaneidade das informações do IBOPE e das matérias de hoje dos jornais “O Estado de São Paulo” e o “O Globo”.

Ontem, postamos um artigo “Bush: “O Presidente da Tortura” (sugiro ler), no qual informei que a ONG “Human Rights Watch” declarou que Bush "fará história como o presidente da tortura", enquanto a Anistia Internacional disse que o veto (de Bush ao projeto de lei que reduziria a tortura) evidencia a retórica "vazia" do presidente, quando afirma que os EUA não torturam, mas ao mesmo tempo proíbem uma "lei antitortura".

É muito estranha a falta de informação sobre o universo utilizado na amostragem da desconhecida pesquisa brasileira. Achei muita coincidência nas matérias de hoje do Estadão e do “O Globo” e no veto de Bush à redução da tortura. Em síntese, o conceito que nos passam é que Bush está apoiado pelos brasileiros quando aprova a tortura. Segundo a pesquisa e os jornais, em grande parcela os brasileiros pensam como Bush.

Transcrevo trechos do artigo do Estadão:

“Um em cada quatro brasileiros considera a tortura legítima."
“Aprovação de práticas violentas durante investigação é maior entre as classes sociais mais altas”

“São Paulo - Um em cada quatro brasileiros concorda com o uso de tortura e admite que, caso fosse um policial combatendo o crime, torturaria os suspeitos. A informação é de uma pesquisa realizada pela agência Nova S/B em parceria com o Ibope e divulgada neste domingo, 9, pelo jornal O Globo.

(...) O índice de aprovação da tortura em práticas de investigação chega a 42% entre as pessoas com renda superior a cinco salários mínimos. Já entre aqueles que ganham salário menor ou igual a um salário mínimo o percentual não passa de 19%. Entre os que têm curso superior, a prática da tortura é aprovada por 40% dos entrevistados.”

Um comentário:

Sergio Telles disse...

É com essas pesquisas que a gente toma noção como é difícil agradar a todos, porque tem uns malucos (e não são poucos!) que estão naqueles 13% que rejeitam o governo Lula, a maioria desses que apóiam a tortura é claro... Há uma grande correlação entre ser conservador de direita e apoiar a tortura. Muita gente é a favor da ditadura também. O curioso é como essa gente tem espaço, apesar da clara loucura, para defender seus pontos de vista quando coincidem com os interesses da GGG (Grande Grana Global).

Seu blog continua show!! Visito sempre! Beijos, boa semana!