quarta-feira, 5 de março de 2008

JUSTIÇA À NOSSA MÍDIA: NELA, SOMENTE FALTA O “IM”

Este blog já observou, em vários artigos, que a nossa grande mídia atende interesses internacionais maiores, econômicos, financeiros e geopolíticos.

Como os EUA têm um significativo peso no mundo e nesses interesses, a nossa imprensa, em conseqüência, atende os interesses norte-americanos. Em decorrência, também, ela apóia os nossos partidos tradicionalmente pró-EUA: PSDB e DEM (PFL)e seus úteis braços, como o PPS. Um artigo no qual discorri um pouco mais esse tema foi o “Por que a grande mídia brasileira é tucanopefelista”, de 10/02/2008.

Corroborando isso, um dos parágrafos daquele texto deste blog traz, nada menos, que o testemunho do ex-chefe norte-americano do “Federal Bureau of Investigation” (FBI) no Brasil no período 1999-2003. Ele assim relata o seu dia-a-dia na Embaixada dos EUA em Brasília: “uma das importantes funções que a Embaixada dos EUA no Brasil tinha era influenciar, manipular, conduzir, controlar a imprensa brasileira, inclusive comprando-a para atender os nossos interesses” (depoimento dele à “Carta Capital” nº 283 e 284, de 24 e 31/03/2004).

No caso da invasão militar colombiana no Equador, que está em manchetes, nossos artigos de ontem e anteontem exemplificaram o grande esforço da imprensa brasileira para virar o caso de cabeça para baixo e tornar o agressor, a Colômbia, submissa aliada dos EUA, em vítima, deslocando a culpa para países (petrolíferos) atualmente não tanto colaborativos aos objetivos norte-americanos, como a Venezuela e o Equador.

O “blog do Azenha” traz hoje uma coincidente continuação ao nosso último artigo de ontem, onde citei alguns exemplos de distorção dos fatos pela nossa mídia. O citado ótimo blog descreve:

“A Globo continua enganando descaradamente seu público, assim como a Folha, o Estadão etc. No Bom dia Brasil desta quarta-feira, Alexandre Garcia volta a misturar fatos com suposições e mentiras para justificar o ato de guerra da Colômbia contra o Equador”.

“Segundo o comentarista global, invadir a fronteira do Equador não pode, mas dar abrigo aos guerrilheiros das Farc, também não pode, então a invasão do Equador pela Colômbia seria esse um jogo de soma zero, ou seja, a Colômbia estaria desculpada por invadir território equatoriano porque o Equador teria dado abrigo à guerrilha colombiana.”

Contudo, quero agora fazer um pouco de justiça à grande imprensa brasileira.

Nessa minha nova vida de blogueiro, passei a analisar mais detidamente os jornais impressos e os noticiários das televisões. Já vivi muitos anos em outros países. Reconheço que a nossa mídia tem qualidade e profissionalismo, comparativamente a outras.

A minha observação, razão do título, é que a ela falta somente o “IM”.

Nossa grande imprensa é muito combativa e parcial. Para ser boa, bastaria apenas transformá-la de parcial para imparcial. Um simples “im”.

Nenhum comentário: