quinta-feira, 8 de abril de 2010

INFLAÇÃO EM BAIXA

"Inflação pelo IPCA desacelera para 0,52% em março, diz IBGE

Sem a pressão dos grupos Educação e Transportes, a inflação no Brasil desacelerou em março para 0,52%, após ter registrado alta de 0,78% em fevereiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira.

Os dados se referem ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), indicador oficial de preços, usado pelo governo para definir suas metas anuais de inflação. Para 2010, o objetivo do governo é uma inflação anual de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O resultado ficou do esperado pelos analistas, que projetavam alta de 0,5%.

O IPCA acumulou alta de 5,17% em 12 meses até março, e avanço de 2,06% no ano.

Segundo economistas, o índice maior de fevereiro refletiu o reajuste das mensalidades escolares e o aumento nos preços dos combustíveis devido à alta na cotação da cana-de-açúcar. Com a redução dessas pressões, o IPCA de março abrandou.
O arrefecimento do mês passado só não foi maior devido ao impacto que o grupo
Alimentos ainda está tendo no índice, sobretudo em virtude do encarecimento de produtos que sofrem com as chuvas como as hortaliças.

A inflação do grupo Educação passou de 4,53% em fevereiro para 0,54% em março, enquanto a do grupo Transportes saiu de 0,79% para -0,54%. Por outro lado, o grupo Alimentos e Bebidas mostrou alta de 1,55% em março contra 0,96% de fevereiro, e foi responsável por 67% do IPCA do mês passado.

Uma forte contribuição para este grupo veio do tomate, que ficou 42,95% mais caro em março, já que sua produção tem sido prejudicada pelo forte calor e as chuvas abundantes do início do ano. O IBGE nota que o clima foi responsável pro elevar os preços de quase todos os alimentos pesquisados. Mas, entre os poucos produtos que registraram queda nos preços, destaque para o óleo de soja (-1,57%), café moído (-1,08%) e frango em pedaços (-1,09%)."

FONTE: publicado hoje (08/04) no portal UOL com informações da agência estadunidense de notícias Reuters.

Um comentário:

Probus disse...

Pois é Maria Tereza, "parece" que Lucia Hipólito, Mirian Leitão, José Nêumanne Pinto e Cia "ILIMITADA" vivem em órbita. Quem me dera colocar esta trupe dentro do MEU Cyclone IV...

Contee desmente Valor Econômico e rebate Estadão sobre a Conae

Sob o título "Mentirosa e incompetente: imprensa divulga informações falsas sobre a CONAE", a assessoria de imprensa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee) produziu primoroso artigo desmentindo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico e rebateu editorial do jornal Estado de S. Paulo publicado nesta quarta-feira (7/4), acusando a Conferencia Nacional de Educação (Conae) de ser "ideológica" e "partidarizada".

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=127278&id_secao=8