segunda-feira, 12 de abril de 2010

MINISTRO DO STF CONDENA PRÁTICA DA GRANDE MÍDIA E DA OPOSIÇÃO

Em indireta, mas clara e contundente alusão à forte censura e ao controle de seus jornalistas e das matérias a serem publicadas exercidos diariamente pelos donos de jornais, editores e até por partidos da oposição, dentro da campanha pela volta da direita (PSDB/DEM/PPS/Serra) ao poder, o Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) expressou sua condenação:

Ministro do STF condena censura prévia à imprensa

Liberdade é garantida pela Constituição, diz Ayres Britto


O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres, Britto, condenou na última sexta-feira, em São Paulo, a censura prévia a órgãos de imprensa. "A Constituição, nos seus artigos 5º e 220, garante a liberdade de imprensa. Democracia e imprensa têm uma relação de carne e unha. São como irmãs siamesas", disse Britto, que também é ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), no encerramento do seminário "Liberdade de Imprensa e Democracia na América Latina", realizado pela Fundação Memorial da América Latina.

Para Britto, deve haver uma autorregulamentação dos meios de comunicação depois que o STF derrubou a Lei de Imprensa, em abril do ano passado. Ele chamou a decisão do tribunal de "divisor de águas" na história da imprensa brasileira. "Se [os jornalistas] lerem a ementa do acórdão, vão encontrar uma verdadeira carta de alforria. Aqui está dito que não pode haver censura prévia, nem do Judiciário", enfatizou.(...)

FONTE: publicado hoje (12/04) na Folha de São Paulo [título e 1º parágrafo colocados por este blog].

Nenhum comentário: