sexta-feira, 21 de setembro de 2012

55 MILHÕES DE NEGROS JÁ SÃO DA CLASSE MÉDIA

Por Yara Aquino, Repórter da Agência Brasil

“Aproximadamente 80% dos novos integrantes da classe média brasileira são negros. Nos últimos dez anos, a classe média teve crescimento de 38% e, hoje, abrange 53% da população, o que significa 104 milhões de brasileiros. Os dados são do estudo “Vozes da Classe Média” divulgado ontem (20) pela “Secretaria de Assuntos Estratégicos” (SAE) da Presidência da República.

Uma das características da classe média é que os grupos que entraram eram os que estavam menos representados. Agora, ela [classe média] é muito mais heterogênea do que era há dez anos. As empregadas domésticas, que eram uma fração menor, ampliaram a participação, os negros aumentaram. Quase 80% do aumento na classe média refere-se à população negra”, disse o secretário de Assuntos Estratégicos da SAE, Ricardo Paes de Barros.

Com esse aumento, a representatividade entre negros e brancos na classe média ficou equilibrada. Um total de [55 milhões] 53% da classe média é formado por negros e [49 milhões] 47% por brancos. O estudo registra que esse equilíbrio, no entanto, não significa que as desigualdades raciais foram superadas, uma vez que perduram nas demais classes. Na classe alta, 69% são brancos e 31% negros; e na classe baixa 69% são negros e 31% brancos.

O estudo identificou, também, relações entre o emprego e a classe média. Dos trabalhadores ocupados – formais e informais –, 57% estão na classe média. Quando se leva em conta apenas os trabalhadores formais, esse número sobre para 58%.”

FONTE: reportagem de Yara Aquino, da Agência Brasil (edição: Talita Cavalcante)  (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-20/negros-representam-quase-80-da-nova-classe-media-mostra-estudo) [Título, imagem obtida no Google e trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: