domingo, 16 de dezembro de 2012

A MALIGNA "OPERAÇÃO 2014"

Guido Mantega. O governo e o Brasil precisam dele (Foto: ©AFP / Evaristo As)

OPERAÇÃO 2014

Editorial de Mino Carta, na revista “Carta Capital”

“E reaparece meu pai, Giannino, e não diz profetica anima mea, alma minha profética. Confirma apenas mala tempora currunt e comenta como é elementar a tarefa do analista político nas nossas latitudes. Refere-se, está claro, ao jornalista honesto, habilitado a perceber a previsibilidade dos movimentos dos senhores da casa-grande.

Até o mundo mineral recorda os tempos precedentes ao golpe de 1964 e reencontra aquele tom de fúria nos jornalões dos últimos dias. Desfraldam manchetes dignas da eclosão da guerra atômica. Está em curso, de fato, uma operação na mira de 2014, articulada em duas frentes com o mesmo objetivo: a débâcle final de quem ousasse preocupar-se com o destino do País todo, senzala incluída.

Em uma frente, visa-se Lula, sua popularidade e seu peso em relação ao futuro da presidenta Dilma. Ocorre, assim, que venham à tona detalhes do depoimento prestado há três meses por Marcos Valério à Procuradoria-Geral da República. Vazados por quem? Pelo próprio Roberto Gurgel em busca de desforra?

Há figuras ilustres engajadas na campanha, imponente entre elas o novo presidente do STF, Joaquim Barbosa, o qual se apressa a declarar que o ex-presidente pode ser investigado pelo Ministério Público. Ao lado do nosso Catão, postam-se, prontamente (e quem mais?), os ministros Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello. Mendes é aquele, para quem esqueceu, que chamou às falas o então presidente Lula, pediu e ganhou a cabeça do delegado Paulo Lacerda, acusou a ABIN de um grampo inexistente e trabalhou com êxito para o enterro da “Operação Satiagraha” e a felicidade de Daniel Dantas. Quanto a Mello, dispensa apresentação no seu inesgotável papel de homem-show.

Não falta um colaborador de elevada qualificação, o feliz contraventor Carlinhos Cachoeira, parceiro de Policarpo Jr., impagável representante da “Veja” em várias operações criminosas. Quem sabe a dupla se consolide no momento em que Cachoeira realizar sua ameaça: “Sou o garganta profunda do PT”.

O que espanta, nisso tudo, é a falta de reação à altura por parte do partido. Parece estabelecida uma corrente de pusilanimidade entre Odair Cunha e a presidência do PT, dotada de uma vocação cristã alçada à enésima potência: não lhe basta oferecer a outra face, imola-se por inteiro.

E que dizer do desempenho do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo? Imerso em perfeito silêncio diante de acontecimentos que dizem respeito à sua pasta. Quando fala, manifesta, não sem altaneira timidez, “sua impressão” (ou seria sensação?) de que Lula é inocente. Consta que esse ministro tem amigos graúdos e costas quentes. Outro, digníssima figura merecedora do apoio de “CartaCapital”, é o alvejado Guido Mantega, em boa parte executor da política econômica do governo. Se atiram nele, sejamos claros, é porque querem atirar na presidenta.

Eis aí a segunda frente da Operação 2014. A política econômica do governo enfrenta e desafia interesses poderosos. É antídoto salutar à religião do deus mercado que infelicitou e infelicita o mundo. Mexe mais ou menos profundamente com o setor elétrico, reduz os juros e o “spread”. Atinge bancos e indústria, fecha a porta para os ganhos extraordinários na renda, até ontem tão compensadores dos resultados medíocres na produção. Além fronteiras, cria alvoroço entre os fundos acostumados ao ganho abundante na terra brasilis.

Há quem diga que teria sido da conveniência do governo coordenar sua ação entre os envolvidos, negociar com o empresariado, cativá-lo. A quais empresários alude? Aos que financiam o “Instituto Millenium”, ou, pelo menos, aprovam sua presença? Aos que devoram as páginas dos jornalões e se deslumbram com seus candentes editoriais? Missão complexa, se não impossível, para o coordenador. Explica-se dessa maneira a estulta, penosa tentativa de ver fritado o ministro Mantega para, ao cabo, criar dificuldades para a presidenta, quem sabe insanáveis, na expectativa malposta.

Avulta, nisso tudo, a diferença dos tempos. Entre aquele das diatribes golpistas de quase 50 anos atrás e as de hoje. “CartaCapital” permite-se um aprazível momento de otimismo. O que mudou é o povo brasileiro, a maioria da nação. Esta não está nem aí, como se diz. Talvez nunca tenha sido capaz de dar ouvido às ordens da casa-grande, executou-as, porém, passiva e automaticamente, negada à compreensão do seu significado. Agora, não lhe ouve os apelos porque fez a sua escolha, e não é a favor dos senhores e dos seus capatazes.”

FONTE: editorial de Mino Carta na revista “Carta Capital”. Transcrito no portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-operacao-na-mira-de-2014) [Imagem do Google adicionada por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: