terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ITAIPU VAI LANÇAR EM 2013 AVIÃO ELÉTRICO COM BATERIA E BIOCOMBUSTÍVEL

Modelo ACS 100 Sora, usado nas pesquisas, será adaptado para receber a nova tecnologia
Por Matheus Lombardi, do UOL, em São Paulo

“O primeiro avião elétrico do país deve ser lançado em agosto de 2013. Com um motor híbrido, que funciona com bateria elétrica e biocombustível, a aeronave terá autonomia de aproximadamente 300 quilômetros com apenas uma carga --o equivalente a uma viagem de São Paulo a Ribeirão Preto (SP), por exemplo.

Em parceria com a ACS Solutions, a Itaipu Binacional pesquisa novas tecnologias capazes de dar mais autonomia de voo aos aviões. Reduzir o peso e aumentar a potência da bateria utilizada são os maiores desafios desse projeto.

As pesquisas colocam o Brasil em posição de destaque no cenário internacional, segundo o coordenador brasileiro do programa de veículos elétricos da Itaipu Binacional, Celso Novaes.

"Um dos fatores limitadores para os veículos elétricos é a autonomia. No mundo inteiro, as baterias estão no limite. Buscamos ter mais energia na mesma bateria e reduzir o peso. A indústria mais sensível nesse sentido é a indústria aeronáutica", afirma.

O modelo utilizado nas pesquisas, o ACS 100 Sora, que utiliza um motor a combustão, está sendo adaptado para receber a nova tecnologia.

Segundo Novaes, os primeiros voos de teste serão realizados em julho do próximo ano. Após as empresas conseguirem as certificações necessárias, a meta é comercializar o modelo.

"A ideia é que o avião seja produzido em escala industrial. O fator que vai viabilizar isso é o custo final do projeto. Queremos ser um exportador dessa tecnologia, “a 'Embraer' dos motores elétricos", diz.”

FONTE: reportagem de Matheus Lombardi, do portal UOL, em São Paulo (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/12/14/itaipu-vai-lancar-em-2013-aviao-eletrico-com-bateria-e-biocombustivel.jhtm).

Nenhum comentário: