quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A FRAUDE DOS PARTIDOS POLÍTICOS


[Esta semana, o TSE aprovou mais dois partidos, o PROS (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade

Por Antonio Tozzi, de Miami (EUA)

“Sempre acho que, na política, o eleitor precisa se ver representado por todas as correntes político-ideológicas, porque é salutar que todos estejam representados nas casas legislativas e mesmo nos governos executivos.

A meu ver, os países deveriam ter cinco partidos com posições ideológicas bem definidas. Apesar de considerar essa classificação algo já superado pela modernização do mundo e pela queda do Muro de Berlim, que colocou a nu a farsa que era o comunismo, julgo mais fácil usar essa nomenclatura por ser de mais fácil entendimento.

Diante disso, acredito que, numa democracia, o certo é haver cinco partidos que, em seu arcabouço, representem o arco ideológico dos eleitores. Dentro desse arco, deveríamos ter um partido de direita, um de centro-direita, um de centro, um de centro-esquerda e um de esquerda. Como são seres humanos, em dado momento, poderiam surgir alianças e pactos, mas nenhum deles negociaria seus conceitos básicos.

Na política brasileira, infelizmente, partido político virou balcão de negócios. O sujeito abre um partido com o fim precípuo de negociar apoios a partidos mais fortes em períodos eleitorais em troca de tempo no rádio e na TV. O pagamento pode ser feito em espécie ou em termos de cargos políticos.

Não à toa, o Brasil tem hoje 40 ministérios, e ninguém é capaz de dizer todos os nomes de seus titulares sem consultar o Google, tamanha a insignificância de seus titulares. O importante é apoiar o governo, seja lá qual for, em troca de benesses. Por isso, o Brasil vive este marasmo, sem uma oposição enérgica e efetiva que se apresente como uma alternativa ao atual governo. Assim, por falta de opção, ou o eleitor vota pela continuidade ou simplesmente se abstém de votar, optando pelo voto branco ou nulo, que não é a melhor opção.

Já nos Estados Unidos, a dicotomia entre os partidos democrata e republicano atinge algumas vezes a raia do absurdo. Dentro do ninho democrata, cabem desde indivíduos de extrema-esquerda até empresários liberais, o que muitas vezes gera choque entre eles.

O mais recente foi a ameaça de bombardeio contra a Síria, que fez com que Barack Obama se indispusesse com sua base mais à esquerda. Para sorte dele, foi salvo pela intervenção esperta de Vladimir Putin e Sergey Lavrov. A ponto de o humorista Bill Maher ter feito uma ironia com o artigo de Putin publicado no “The New York Times”, no qual ele puxa a orelha dos governantes americanos. “Pois é, tivemos de ouvir uma aula de democracia de Putin. É algo similar como Billy Ray Cyrus dar uma palestra sobre a maneira correta de cuidar dos filhos”. Para quem não sabe, ele é o pai de Miley Cirus, a adolescente que virou ninfeta e protagonizou cenas explícitas de lascívia num video clip especial veiculado pela MTV.

Entretanto, é do lado republicano que a coisa está pegando. Embora considere legítimo o país oferecer uma alternativa conservadora, uma turma passou para o radicalismo sem sentido. Eles formaram uma ala, batizada de “Tea Party”, cujo objetivo é apenas inviabilizar o governo de Barack Obama, a qualquer custo.

Agora, quando o país está quase no fim de seu ano fiscal – aqui nos EUA o ano fiscal começa em 1º de outubro e termina em 30 de setembro do ano seguinte -, esse grupelho vem fazendo de tudo para que o governo não consiga aprovar o orçamento e o país fique sem pagar suas dívidas, provocando um ‘default’, a fim de rebaixar ainda mais a credibilidade do país que já nem é mais ‘Triple A’, o grau máximo que todos governos e empresas almejam.

Dentre esses, um deles vem destacando-se por seu radicalismo: o senador texano Ted Cruz, ídolo dos malucos do ‘Tea Party’. Ele, que nasceu em Calgary, no Canadá, abdicou até mesmo de sua cidadania canadense para demonstrar seu amor extremado pelos Estados Unidos. Filho de um cubano de Matanzas, que foi vítima do regime de Fulgêncio Batista e depois se aliou a Fidel Castro, para em seguida decepcionar-se com a “revolução” e fugir do país. A mãe é americana, filha de irlandeses com italianos.

Cruz tem sido tão inconveniente que até mesmo os próceres do Partido Republicano estão fazendo críticas severas ao seu comportamento. O deputado novaiorquino Peter King, conservador empedernido, por exemplo, o chamou de fraude, por causa de suas atitudes. Ele nem se preocupa em colocar o país à beira da falência, desde que isso provoque desconforto ao governo Barack Obama, como, por exemplo, querer inviabilizar o plano de reforma da saúde, batizado de “Obamacare”, por seus críticos, que já se tornou lei, por ter sido aprovado no Congresso e assinado pelo presidente da República.

Acho que os Estados Unidos, a exemplo do Brasil, deveriam promover uma reforma partidária para isolar esses inconsequentes. No Brasil, partidos demais e ideias de menos. Aqui, ideologia demais e partidos de menos. Nos dois casos, é preciso encontrar o meio-termo, a fim de facilitar a governabilidade.”

FONTE: escrito por Antonio Tozzi, de Miami (EUA). O autor foi repórter do “Jornal da Tarde” e do “Estado de São Paulo”. Vive nos Estados Unidos desde 1996, onde foi editor da “CBS Telenotícias Brasil”, do canal de esportes PSN, da revista “Latin Trade” e do jornal “AcheiUSA”. Artigo publicado no site “Direto da Redação” (http://www.diretodaredacao.com/noticia/a-fraude-dos-partidos-politicos). [Trecho inicial entre colchetes adicionado por este blog ‘democracia&política’].

Nenhum comentário: