quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

OCIDENTE FINGE ESTAR CHOCADO COM O ESTADO ISLÂMICO




As sementes da guerra árabe foram plantadas pelo Ocidente, que finge estar chocado

Por Fernando Brito

"O governo militar (pró-americano, pero no mucho) lançou hoje um ataque aéreo contra supostas posições do Estado Islâmico na Líbia.

A Líbia, como se sabe, depois da deposição e assassinato de Muammar Gaddafi, é palco de guerra tribal crudelíssima.

A Síria, depois de uma guerra civil francamente apoiada pelos americanos- com armas, inclusive – virou outro campo de batalha do ISIS.

O Iraque, totalmente dominado e reorganizado ao gosto dos EUA, tem um quarto do território dominado pelos ditos extremistas islâmicos.

Convenhamos, manter exércitos, territórios e domínio territorial em – pelo menos – três países é muito para, simplesmente, um grupo de fanáticos que resolveu proporcionar ao mundo espetáculos de selvageria.

Vejam o relato que faz hoje, na "Folha", a repórter Patrícia Campos Melo, no Curdistão iraquiano:

Desde que proclamou seu “califado” em junho, o EI já conquistou um terço do território iraquiano, incluindo Mossul –a segunda maior cidade do país–, e agora tenta tomar Kirkuk.

A luta dos curdos contra o EI é desigual. Os cerca de 30 mil extremistas do EI dispõem de alguns dos mais modernos armamentos americanos. Quando o grupo terrorista tomou cidades como Mossul, o Exército iraquiano fugiu e deixou armas e tanques.

Já os cerca de 150 mil peshmerga (soldados curdos) têm que se virar com armas ultrapassadas e insuficientes. “À noite, desce um nevoeiro e fica muito difícil enxergar os militantes do EI que cruzam o rio, porque não temos óculos de visão noturna para todos”, disse o general Barzan Qasab, comandante da base de Gwer, a 15 quilômetros de Mossul.

Lá, eles improvisaram seu próprio tanque “made in Curdistão”: caminhonetes Toyota LandCruiser adaptadas com placas de ferro para montar a metralhadora DShK 1938
(metralhadora soviética da 2ª Guerra, nota do "Tijolaço") que eles chamam de “Doshka”.

Como é que os “fanáticos” estão armados com "equipamento americano"?

O ISIS, para falar a linguagem cinematográfica americana, são a "Al-Qaeda, parte II".

As suas armas e apoio organizacional, tal como ocorreu com Osama Bin Laden no Afeganistão, chegaram dos americanos, diretamente, ou pela Arábia Saudita, onde cortam-se cabeças sem escândalo e se finge condenar o ISIS, sunitas como a Casa de Saud.

Observe isso e você vai entender porque os sauditas forçam a queda do preço do petróleo.

O alvo continua sendo o Irã, única potência regional “não-amiga” e, claro, suas alianças com a Rússia e a China.

O mundo, definitivamente, não é para tolos.

Ou, talvez, seja mesmo para imbecis."


FONTE: escrito por Fernando Brito em seu blog "Tijolaço"  (http://tijolaco.com.br/blog/?p=24824).

Nenhum comentário: