terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Procurador da Zelotes: ‘NÃO EXISTE ATO DE LULA QUE SEJA ALVO DE INVESTIGAÇÃO’





‘NÃO EXISTE ATO DE LULA QUE SEJA ALVO DE INVESTIGAÇÃO’


"O Procurador da República Frederico Paiva, que atua na 'Operação Zelotes', disse não ter entendido o motivo de a Polícia Federal ter ouvido Lula, uma vez que ele não é investigado. "Não entendi o motivo de o delegado ter ouvido o Lula neste caso", disse, no intervalo das audiências que ocorrem na segunda-feira. "Ele não consta no rol de investigados. Em nenhum momento existe algum ato praticado por ele que tenha sido objeto [de investigação]". O representante do Ministério Público ressaltou ainda que "o foco da investigação é o tráfico de influência e corrupção no CARF. Na última semana, o advogado Cristiano Martins, que defende Luis Claudio Lula da Silva no processo da "Zelotes", disse que as investigações mudaram o foco para a suposta "compra" de medidas provisórias para atingir o ex-presidente.

Do "Brasil 247"

O procurador da República Frederico Paiva, que atua na "Operação Zelotes", afirmou não ter entendido o motivo de a Polícia Federal ter chamado o ex-presidente Lula para depor no caso, uma vez que ele não está entre os investigados no caso.

"Não entendi o motivo de o delegado ter ouvido o Lula neste caso", disse o procurador, no intervalo das audiências que ocorrem na segunda-feira 25 e que devem se estender até quarta 27. "Ele não consta no rol de investigados. Em nenhum momento existe algum ato praticado por ele que tenha sido objeto [de investigação]", acrescentou, segundo reportagem de Letícia Casado, do jornal "Valor Econômico".

Questionado sobre o que a PF poderia querer saber sobre Lula, Paiva respondeu: "Tem que perguntar ao delegado, não para mim". Segundo ele, "em nenhum momento, a denúncia relata que houve por parte da Presidência da República, seja lá qual for, uma compra direta [de medidas provisórias]".

O representante do Ministério Público ressaltou ainda que "o foco da investigação é o tráfico de influência e corrupção no CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais)". A "Operação Zelotes", que começou apurando um esquema que beneficiava empresas com dívidas na Receita Federal [inclusive a Globo/RBS]
, mudou [misteriosamente] sua linha para a "compra" de MP.

Na última semana, o advogado Cristiano Martins, que defende o empresário Luis Claudio Lula da Silva, filho de Lula, no processo da Zelotes, disse que as investigações mudaram o foco para atingir o ex-presidente. "Ela nasceu para apurar um suposto desvio de R$ 19 bilhões em fraudes no CARF, mas virou um instrumento de perseguição e de tentativa de incriminar o Luis Cláudio para atingir o Lula", apontou."

FONTE: do portal "Brasil 247"  (http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/214569/%E2%80%98N%C3%A3o-existe-ato-de-Lula-que-seja-alvo-de-investiga%C3%A7%C3%A3o%E2%80%99.htm).

Nenhum comentário: