Lava-jato quer tirar Brasil do BRICS e CELAC
"Não deveria ficar em segundo plano os impactos internacionais que a Operação Lava-jato pode trazer, com a possibilidades de alterar, sobremaneira, o xadrez geoestratégico mundial . Aliás, alguns desses impactos já estariam ocorrendo, na medida em que jornais especializados em economia, destinados a público empresarial, alertam para a “insegurança jurídica” que já teria desencorajado aos investidores que formam parte de projetos liderados pela Petrobrás e pelas grandes empresas de engenharia nacional, responsáveis por obras indispensáveis, tanto no Brasil como no exterior.
Durante muitos anos, a Petrobras e suas subsidiárias galgaram posições em numerosos projetos energéticos em países da América Latina, Oriente Médio e África. A ampliação da presença da maior estatal brasileira, um dos frutos principais da Era Vargas, foi acompanhada pela presença de empresas de engenharia brasileira, reconhecidas internacionalmente pela sua excelência, que também assumiram obras de grande porte em diversos países dessas regiões citadas. Essa ampliação do raio de ação começou bem antes de Lula ter chegado à presidência, ainda no regime militar.
Petrobrás: presença do Brasil no mundo
As relações estratégicas do Brasil com determinados países sempre foi assunto de indisfarçável importância na geopolítica mundial. Jango expandiu significativamente as relações de cooperação entre Brasil e URSS, e também com a China, quando foi surpreendido pelo golpe cívico-militar organizado a partir da Casa Branca, com volumoso uso de recursos financeiros para interferir no Congresso Brasil e nos meios de comunicação. Com a instalação da ditadura, o afastamento entre Brasil e URSS e China foi uma imposição norte-americana, bem como a ruptura de relações com Cuba, só reatadas no Governo de José Sarney, em 1986.
Ainda no governo de Ernesto Geisel, o Brasil retoma um processo de reaproximação com a China, a URSS e outros países do Leste Europeu, ao mesmo tempo que a política externa brasileira vai colecionando áreas de conflitos com os EUA. Por exemplo, quando o governo brasileiro reconhece o governo de Agostinho Neto, em Angola, ainda no dia 11 de novembro de 1976. Kissinger veio ao Brasília e reclamou da posição brasileira em Angola, afirmando que o Brasil estaria fazendo o jogo de Cuba, impertinente admoestação que Ernesto Geisel respondeu afirmando que “a política externa brasileira não estava em discussão na agenda”.
Aquela política externa havia possibilitado a presença brasileira, sob a forma estatal ou de empresas de engenharia em numerosos projetos de infraestrutura decisiva em muitas regiões, especialmente em países com políticas de soberania nacional e resistência às interferências indevidas dos EUA. Assim, vimos como os bombardeios da OTAN, chefiada pelos EUA, demoliram a infraestrutura do Iraque, em grande parte construída por empresas brasileiras, muitas delas alvo, hoje, da Operação Lava-jato, tendo muitos de seus proprietários ou executivos, presos sem acusação definida, prisões que exorbitam toda a rotina judicial, colocando o direito de cabeça para baixo, no que adquire, portanto, inevitável significado político.
Agressão da OTAN prejudicou engenharia brasileira
Após os bombardeios, o Iraque foi ocupado por empresas petroleiras norte-americanas, como a "Halliburton", de propriedade do então vice-presidente dos EUA , Dick Cheyne. Ou seja, as empresas brasileiras de engenharia também foram vítimas de operação militar imperial. O mesmo se repetiria, anos depois, quando 166 dias de bombardeio da OTAN demoliu toda a infraestrutura da Líbia, em grande parte obra de empresas brasileiras, as mesmas que hoje encontram-se sob bloqueio da Operação Lava-jato. A participação brasileira na economia da Líbia havia colaborado para levar aquele país, então liderado por Moamar Kadafi, a se transformar na nação com os mais elevados indicadores de desenvolvimento humano de toda a África. Com a vitória militar da OTAN, lastreada em sanguinária ilegalidade, e ocupado o país, as empresas brasileiras foram afastadas, substituídas por outras dos EUA e da França , e a Líbia regride a níveis de barbárie, além de ser alvo de rapina por parte de países que se consideram democráticos e humanitários.
Na medida em que operadores da Lava-jato, Justiça Federal e Ministério Público Federal levam informações estratégicas de Petrobrás a autoridades dos EUA, solicitando ajuda nas investigações, a dimensão geopolítica dessa operação salta à vista. O quadro é mais complexo se atentarmos para o convênio operacional entre Polícia Federal e o FBI – convênio firmado no governo FHC e não questionado nos últimos anos – tendo em vista a forte influência exercida pela instituição norte-americana sobre a brasileira.
Apoio externo a manifestações no Brasil
As informações amplamente divulgadas dando conta de que organizadores das manifestações no Brasil, a partir de junho de 2013, recebem apoio, inclusive financeiro, de fundações e entidades sediadas nos EUA, remetem à conexão que deve ser destacada entre os objetivos geopolíticos estadunidenses , especialmente focalizados para países com ampla riqueza petroleira e peso econômico e político internacional, como é o caso do Brasil, e os resultados práticos da Operação Lava-jato.
A orientação política implementada por Lula, fortalecendo a aliança estado e grandes empresas de infraestrutura, com capacidade de servir de alavanca na materialização de obras e projetos que viabilizam e reforçam a integração regional latino-americana e uma presença brasileira efetiva na África, despertou irritação imperial. Com o ingresso do Brasil nos BRICS, recuperando assim uma linha estratégica que estava em curso no governo Jango (abandonada na era FHC), assume importância que projeta novo papel do Brasil no mundo, com destacado aliado de países que não se submetem a ditames de Washington.
Junte-se a esse cenário o reforço que os governos Lula e Dilma conferiram ao papel das Forças Armadas e à indústria bélica, que, durante o governo PSDB/FHC registrou um processo de demolição, e de raquitismo orçamentário, condizentes com o pensamento do presidente sociólogo de se submeter às ordens [dos EUA] para implementar um desarmamento unilateral, reservando ao Brasil uma presença secundária e dependente na cena internacional. Pior ainda, dotado de amplo território e amplas riquezas energéticas, a política do ex-presidente FHC colocou o Brasil em posição temerária, pois o desarme unilateral e a desindustrialização, inclusive bélica, ocorria no mesmo momento em que os países intervencionistas imperiais ampliavam suas ações agressivas por via militar, expandindo sua presença para os quatro cantos do planeta, para o que multiplicaram seus orçamentos militares ameaçadores.
Querem retirar o Brasil dos BRICS
Assim, retirar o Brasil dos BRICS, afastá-lo de países como Rússia, China, Índia e África do Sul, é evidentemente uma pretensão de Washington, razão pela qual não se pode descartar conexões entre a Operação Lava-jato e aquela pretensão, sobretudo para reduzir a presença efetiva do Brasil, política, mas também produtiva, nas iniciativas estratégicas como CELAC, Unasul e , como já mencionado, os BRICS. Somente analisando por essa lógica se pode compreender a excepcional e incompreensível punição de 19 anos de prisão, conferida pela Operação Lava-jato ao presidente da Odebrecht, empresa que, em aliança operacional com o Estado Brasileiro, herdado da Era Vargas, realiza obras de enorme envergadura estratégica, entre elas a construção do Porto de Mariel, em Cuba, capaz de promover uma revolução produtiva dentro da Revolução Cubana. Com isso, projeta novo alcance estratégico para a economia da Ilha e para toda aquela região, bem como para pavimentar maior presença da China na América Latina.
Ao ter como alvo uma paralisação produtiva da Petrobras, trazendo desemprego nas obras dessa estatal em parceria com empresas também alvo de investigações e de ações paralisantes, a Operação Lava-jato, cria uma situação que favorece a presença de empresas estrangeiras em áreas estratégicas da economia brasileira. No Iraque e na Líbia, essa pavimentação das empresas dos EUA e de outros países imperiais deu-se por meio de bombardeio. Aqui no Brasil, esse objetivo se pretende alcançar por meio de uma ação paralisante da economia de boa parte do PIB, representada pela Petrobrás e sua cadeia produtiva, bem como por um conjunto de ações visando desestabilizar as forças políticas, seletivamente o PT, que foram capazes de dar sustentação institucional a esta aliança estado-empresas que vem sustentando a realização de obras fundamentais de infraestrutura, mas também na esfera social, como o "Mais Médicos", "Bolsa Família", "Luz para Todos", financiados pelo aumento de arrecadação que aquela aliança estado-empresas possibilitou.
Lula, ministro
Lula deixou a presidência da república com 80 por cento de popularidade. Enquanto Bill Clinton é enaltecido pelas palestras que oferece em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, Lula, que é convidado a palestrar, em inúmeros países, sobre como reduziu a miséria em seu governo, passa a ser questionado e acusado de cometer irregularidades ao defender interesses brasileiros em escala internacional. Os meios de comunicação brasileiros se associam a interesses externos em detrimento do estado, das empresas e do mercado de trabalho brasileiros, dando preferência a empresas estrangeiras, inclusive sustentando campanhas para a desnacionalização da Petrobrás e do petróleo pré-sal.
Vale contar uma história de como, em 1980, a Odebrecht perdeu uma concorrência no Chile de Pinochet. Recém-eleito, Ronald Reagen, telefonou diretamente a Pinochet para interferir numa licitação para uma obra de infraestrutura no país andino, para que ela não fosse vencida pela Odebrecht e sim por uma empresa dos EUA, tal como ocorreu. Reagan prometeu a Pinochet que desativaria a campanha de direitos humanos que o Presidente Carter vinha fazendo contra a sanguinária ditadura chilena.
Tanto a Operação Lava-jato com a política dos meios de comunicação em sua sustentação, cúmplice de vazamentos seletivos de informações que deveriam estar em segredo de justiça, servem ao mesmo objetivo de beneficiar , em última instância, a desnacionalização da economia brasileira, a demolição da engenharia nacional, a privatização da Petrobrás, e, com isso, a redução da capacidade do Brasil de ser alavanca apoiadora da integração da América Latina e de ter, com os países dos BRICS, sobretudo Rússia e China, uma cooperação capaz de fazer frente ao crescente intervencionismo dos EUA em várias regiões, especialmente onde haja petróleo e riquezas estratégicas, das quais o Brasil é exemplo.
Soberania
Sob esse mesmo ângulo de análise, não deve ser esquecida a simbologia contida da controvertida prisão do Almirante Othon Pinheiro, uma das grandes cabeças do Programa Nuclear Brasileiro, presidente da Eletronuclear, valendo a lembrança de que o esforço nacional em matéria de energia atômica, iniciado também na Era Vargas, tendo à frente do Almirante Álvaro Alberto, sempre encontrou perseguição por parte dos EUA. Prova disso foi o sequestro de turbinas atômicas que o Brasil encomendou à Alemanha, em pleno Porto de Hamburgo, em 1952, praticado por militares dos EUA. Esse objetivo, de impedir que o Brasil seja um protagonista também na indústria nuclear, sempre declarado pelos EUA, encontra, agora, um reforço na Operação Lava-jato, que mantém preso, há vários meses, um almirante respeitado em todo o mundo por suas qualidades de inovação científica e tecnológica no setor. O alvo, sem dúvida, declarado ou não, é impedir que o Brasil conclua seu projeto de construção do submarino nuclear, tão apoiado por Lula e Dilma., indispensável para assegurar soberania brasileira sobre o petróleo pré-sal.
Em se transformando em Ministro, com presença diária na definição de políticas de estado, priorizando as ações de impacto popular de curtíssimo prazo, não uma linha de recuperação convencional de longo prazo como, de modo alienado, vem sendo defendido pelo Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Lula ajudará com sua lucidez e visão geoestratégica na recuperação de condições políticas internas na recuperação da capacidade de iniciativas do governo para, com isso, dar continuidade a uma cooperação crescente do Brasil com os BRICS, a CELAC e a Unasul, bem como uma presença efetiva na África, para onde os países imperiais só enviam contingentes militares. Assumindo o Ministério da Casa Civil, Lula e o governo Dilma enviarão ao mundo democrático e progressista uma mensagem de esperança."
FONTE: escrito por Beto Almeida, jornalista, membro do Diretório Estratégico de Telesur; publicado no site "Patria Latina" (http://www.patrialatina.com.br/lavajato-quer-tirar-brasil-do-brics-e-celac/).
"Não deveria ficar em segundo plano os impactos internacionais que a Operação Lava-jato pode trazer, com a possibilidades de alterar, sobremaneira, o xadrez geoestratégico mundial . Aliás, alguns desses impactos já estariam ocorrendo, na medida em que jornais especializados em economia, destinados a público empresarial, alertam para a “insegurança jurídica” que já teria desencorajado aos investidores que formam parte de projetos liderados pela Petrobrás e pelas grandes empresas de engenharia nacional, responsáveis por obras indispensáveis, tanto no Brasil como no exterior.
Durante muitos anos, a Petrobras e suas subsidiárias galgaram posições em numerosos projetos energéticos em países da América Latina, Oriente Médio e África. A ampliação da presença da maior estatal brasileira, um dos frutos principais da Era Vargas, foi acompanhada pela presença de empresas de engenharia brasileira, reconhecidas internacionalmente pela sua excelência, que também assumiram obras de grande porte em diversos países dessas regiões citadas. Essa ampliação do raio de ação começou bem antes de Lula ter chegado à presidência, ainda no regime militar.
Petrobrás: presença do Brasil no mundo
As relações estratégicas do Brasil com determinados países sempre foi assunto de indisfarçável importância na geopolítica mundial. Jango expandiu significativamente as relações de cooperação entre Brasil e URSS, e também com a China, quando foi surpreendido pelo golpe cívico-militar organizado a partir da Casa Branca, com volumoso uso de recursos financeiros para interferir no Congresso Brasil e nos meios de comunicação. Com a instalação da ditadura, o afastamento entre Brasil e URSS e China foi uma imposição norte-americana, bem como a ruptura de relações com Cuba, só reatadas no Governo de José Sarney, em 1986.
Ainda no governo de Ernesto Geisel, o Brasil retoma um processo de reaproximação com a China, a URSS e outros países do Leste Europeu, ao mesmo tempo que a política externa brasileira vai colecionando áreas de conflitos com os EUA. Por exemplo, quando o governo brasileiro reconhece o governo de Agostinho Neto, em Angola, ainda no dia 11 de novembro de 1976. Kissinger veio ao Brasília e reclamou da posição brasileira em Angola, afirmando que o Brasil estaria fazendo o jogo de Cuba, impertinente admoestação que Ernesto Geisel respondeu afirmando que “a política externa brasileira não estava em discussão na agenda”.
Aquela política externa havia possibilitado a presença brasileira, sob a forma estatal ou de empresas de engenharia em numerosos projetos de infraestrutura decisiva em muitas regiões, especialmente em países com políticas de soberania nacional e resistência às interferências indevidas dos EUA. Assim, vimos como os bombardeios da OTAN, chefiada pelos EUA, demoliram a infraestrutura do Iraque, em grande parte construída por empresas brasileiras, muitas delas alvo, hoje, da Operação Lava-jato, tendo muitos de seus proprietários ou executivos, presos sem acusação definida, prisões que exorbitam toda a rotina judicial, colocando o direito de cabeça para baixo, no que adquire, portanto, inevitável significado político.
Agressão da OTAN prejudicou engenharia brasileira
Após os bombardeios, o Iraque foi ocupado por empresas petroleiras norte-americanas, como a "Halliburton", de propriedade do então vice-presidente dos EUA , Dick Cheyne. Ou seja, as empresas brasileiras de engenharia também foram vítimas de operação militar imperial. O mesmo se repetiria, anos depois, quando 166 dias de bombardeio da OTAN demoliu toda a infraestrutura da Líbia, em grande parte obra de empresas brasileiras, as mesmas que hoje encontram-se sob bloqueio da Operação Lava-jato. A participação brasileira na economia da Líbia havia colaborado para levar aquele país, então liderado por Moamar Kadafi, a se transformar na nação com os mais elevados indicadores de desenvolvimento humano de toda a África. Com a vitória militar da OTAN, lastreada em sanguinária ilegalidade, e ocupado o país, as empresas brasileiras foram afastadas, substituídas por outras dos EUA e da França , e a Líbia regride a níveis de barbárie, além de ser alvo de rapina por parte de países que se consideram democráticos e humanitários.
Na medida em que operadores da Lava-jato, Justiça Federal e Ministério Público Federal levam informações estratégicas de Petrobrás a autoridades dos EUA, solicitando ajuda nas investigações, a dimensão geopolítica dessa operação salta à vista. O quadro é mais complexo se atentarmos para o convênio operacional entre Polícia Federal e o FBI – convênio firmado no governo FHC e não questionado nos últimos anos – tendo em vista a forte influência exercida pela instituição norte-americana sobre a brasileira.
Apoio externo a manifestações no Brasil
As informações amplamente divulgadas dando conta de que organizadores das manifestações no Brasil, a partir de junho de 2013, recebem apoio, inclusive financeiro, de fundações e entidades sediadas nos EUA, remetem à conexão que deve ser destacada entre os objetivos geopolíticos estadunidenses , especialmente focalizados para países com ampla riqueza petroleira e peso econômico e político internacional, como é o caso do Brasil, e os resultados práticos da Operação Lava-jato.
A orientação política implementada por Lula, fortalecendo a aliança estado e grandes empresas de infraestrutura, com capacidade de servir de alavanca na materialização de obras e projetos que viabilizam e reforçam a integração regional latino-americana e uma presença brasileira efetiva na África, despertou irritação imperial. Com o ingresso do Brasil nos BRICS, recuperando assim uma linha estratégica que estava em curso no governo Jango (abandonada na era FHC), assume importância que projeta novo papel do Brasil no mundo, com destacado aliado de países que não se submetem a ditames de Washington.
Junte-se a esse cenário o reforço que os governos Lula e Dilma conferiram ao papel das Forças Armadas e à indústria bélica, que, durante o governo PSDB/FHC registrou um processo de demolição, e de raquitismo orçamentário, condizentes com o pensamento do presidente sociólogo de se submeter às ordens [dos EUA] para implementar um desarmamento unilateral, reservando ao Brasil uma presença secundária e dependente na cena internacional. Pior ainda, dotado de amplo território e amplas riquezas energéticas, a política do ex-presidente FHC colocou o Brasil em posição temerária, pois o desarme unilateral e a desindustrialização, inclusive bélica, ocorria no mesmo momento em que os países intervencionistas imperiais ampliavam suas ações agressivas por via militar, expandindo sua presença para os quatro cantos do planeta, para o que multiplicaram seus orçamentos militares ameaçadores.
Querem retirar o Brasil dos BRICS
Assim, retirar o Brasil dos BRICS, afastá-lo de países como Rússia, China, Índia e África do Sul, é evidentemente uma pretensão de Washington, razão pela qual não se pode descartar conexões entre a Operação Lava-jato e aquela pretensão, sobretudo para reduzir a presença efetiva do Brasil, política, mas também produtiva, nas iniciativas estratégicas como CELAC, Unasul e , como já mencionado, os BRICS. Somente analisando por essa lógica se pode compreender a excepcional e incompreensível punição de 19 anos de prisão, conferida pela Operação Lava-jato ao presidente da Odebrecht, empresa que, em aliança operacional com o Estado Brasileiro, herdado da Era Vargas, realiza obras de enorme envergadura estratégica, entre elas a construção do Porto de Mariel, em Cuba, capaz de promover uma revolução produtiva dentro da Revolução Cubana. Com isso, projeta novo alcance estratégico para a economia da Ilha e para toda aquela região, bem como para pavimentar maior presença da China na América Latina.
Ao ter como alvo uma paralisação produtiva da Petrobras, trazendo desemprego nas obras dessa estatal em parceria com empresas também alvo de investigações e de ações paralisantes, a Operação Lava-jato, cria uma situação que favorece a presença de empresas estrangeiras em áreas estratégicas da economia brasileira. No Iraque e na Líbia, essa pavimentação das empresas dos EUA e de outros países imperiais deu-se por meio de bombardeio. Aqui no Brasil, esse objetivo se pretende alcançar por meio de uma ação paralisante da economia de boa parte do PIB, representada pela Petrobrás e sua cadeia produtiva, bem como por um conjunto de ações visando desestabilizar as forças políticas, seletivamente o PT, que foram capazes de dar sustentação institucional a esta aliança estado-empresas que vem sustentando a realização de obras fundamentais de infraestrutura, mas também na esfera social, como o "Mais Médicos", "Bolsa Família", "Luz para Todos", financiados pelo aumento de arrecadação que aquela aliança estado-empresas possibilitou.
Lula, ministro
Lula deixou a presidência da república com 80 por cento de popularidade. Enquanto Bill Clinton é enaltecido pelas palestras que oferece em todo o mundo, inclusive aqui no Brasil, Lula, que é convidado a palestrar, em inúmeros países, sobre como reduziu a miséria em seu governo, passa a ser questionado e acusado de cometer irregularidades ao defender interesses brasileiros em escala internacional. Os meios de comunicação brasileiros se associam a interesses externos em detrimento do estado, das empresas e do mercado de trabalho brasileiros, dando preferência a empresas estrangeiras, inclusive sustentando campanhas para a desnacionalização da Petrobrás e do petróleo pré-sal.
Vale contar uma história de como, em 1980, a Odebrecht perdeu uma concorrência no Chile de Pinochet. Recém-eleito, Ronald Reagen, telefonou diretamente a Pinochet para interferir numa licitação para uma obra de infraestrutura no país andino, para que ela não fosse vencida pela Odebrecht e sim por uma empresa dos EUA, tal como ocorreu. Reagan prometeu a Pinochet que desativaria a campanha de direitos humanos que o Presidente Carter vinha fazendo contra a sanguinária ditadura chilena.
Tanto a Operação Lava-jato com a política dos meios de comunicação em sua sustentação, cúmplice de vazamentos seletivos de informações que deveriam estar em segredo de justiça, servem ao mesmo objetivo de beneficiar , em última instância, a desnacionalização da economia brasileira, a demolição da engenharia nacional, a privatização da Petrobrás, e, com isso, a redução da capacidade do Brasil de ser alavanca apoiadora da integração da América Latina e de ter, com os países dos BRICS, sobretudo Rússia e China, uma cooperação capaz de fazer frente ao crescente intervencionismo dos EUA em várias regiões, especialmente onde haja petróleo e riquezas estratégicas, das quais o Brasil é exemplo.
Soberania
Sob esse mesmo ângulo de análise, não deve ser esquecida a simbologia contida da controvertida prisão do Almirante Othon Pinheiro, uma das grandes cabeças do Programa Nuclear Brasileiro, presidente da Eletronuclear, valendo a lembrança de que o esforço nacional em matéria de energia atômica, iniciado também na Era Vargas, tendo à frente do Almirante Álvaro Alberto, sempre encontrou perseguição por parte dos EUA. Prova disso foi o sequestro de turbinas atômicas que o Brasil encomendou à Alemanha, em pleno Porto de Hamburgo, em 1952, praticado por militares dos EUA. Esse objetivo, de impedir que o Brasil seja um protagonista também na indústria nuclear, sempre declarado pelos EUA, encontra, agora, um reforço na Operação Lava-jato, que mantém preso, há vários meses, um almirante respeitado em todo o mundo por suas qualidades de inovação científica e tecnológica no setor. O alvo, sem dúvida, declarado ou não, é impedir que o Brasil conclua seu projeto de construção do submarino nuclear, tão apoiado por Lula e Dilma., indispensável para assegurar soberania brasileira sobre o petróleo pré-sal.
Em se transformando em Ministro, com presença diária na definição de políticas de estado, priorizando as ações de impacto popular de curtíssimo prazo, não uma linha de recuperação convencional de longo prazo como, de modo alienado, vem sendo defendido pelo Ministro da Fazenda, Nelson Barbosa. Lula ajudará com sua lucidez e visão geoestratégica na recuperação de condições políticas internas na recuperação da capacidade de iniciativas do governo para, com isso, dar continuidade a uma cooperação crescente do Brasil com os BRICS, a CELAC e a Unasul, bem como uma presença efetiva na África, para onde os países imperiais só enviam contingentes militares. Assumindo o Ministério da Casa Civil, Lula e o governo Dilma enviarão ao mundo democrático e progressista uma mensagem de esperança."
FONTE: escrito por Beto Almeida, jornalista, membro do Diretório Estratégico de Telesur; publicado no site "Patria Latina" (http://www.patrialatina.com.br/lavajato-quer-tirar-brasil-do-brics-e-celac/).
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