terça-feira, 21 de julho de 2009

DILMA ULTRAPASSA SERRA NO NORDESTE, INFORMAM AS PESQUISAS DO DEM

Resultado foi colhido entre 11 e 14 de junho

“Pesquisa realizada pelo Instituto GPP-Brasil, entre os dias 11 e 14 de junho, sobre as eleições presidenciais de 2010 mostra a ministra Dilma Rousseff já na frente de José Serra na região Nordeste. O levantamento, encomendado pelo DEM e divulgado pelo blog do ex-prefeito do Rio, César Maia, apontou Dilma com 41,4% de apoio no Nordeste contra 37,6% do pré-candidato tucano. Quando é acrescentado o nome do ex-ministro da Integração Regional de Lula e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, como candidato, o resultado revela que Serra cairia para 35%, Dilma ficaria com 19% e Ciro teria 23% das intenções de voto. Ou seja, um ano e quatro meses antes das eleições os candidatos mais próximos de Lula, juntos, obtêm mais de 40% de apoio entre os nordestinos, enquanto Serra cai de 37,6% para 35%. Segundo a pesquisa, no Nordeste, 58% do eleitorado apoiará o candidato que for indicado por Lula.

Para pesquisa, Lula transfere 58% para seu candidato no NE

DILMA ESTÁ CRESCENDO E JÁ VENCE SERRA POR 41,4% A 37,6% NA REGIÃO, APONTA A PESQUISA DO DEM

Segundo pesquisa do Instituto GPP-Brasil, realizada entre os dias 11 e 14 de junho, sobre as eleições presidenciais de 2010, a ministra Dilma Rousseff já está na frente de José Serra na região Nordeste e bem posicionada nas demais regiões do país. O levantamento, encomendado pelo Dem e divulgado pelo blog do ex-prefeito do Rio, César Maia, apontou Dilma com 41,4% de apoio no Nordeste contra apenas 37,6% do pré-candidato tucano.

Nacionalmente, a ministra Dilma, que já vinha crescendo em todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente, atinge a casa dos 29%. Enquanto a ministra-chefe da Casa Civil de Lula cresce, José Serra, provável pré-candidato do PSDB, vem mantendo-se estático, ou mesmo em queda. Na GPP ele aparece com 46%. Um dado interessante neste levantamento é que 8% dos entrevistados acham que o candidato de Lula é José Serra e 5% apontam Heloísa Helena, do Psol, como candidata do presidente. Quando, na campanha, ou mesmo antes, essas pessoas descobrirem que a candidata de Lula é a ministra Dilma, ela certamente crescerá mais e o tucano seguirá perdendo apoio.

O resultado no Nordeste foi obtido quando a pesquisa mostrou a ministra Dilma Rousseff como a candidata única da base aliada. Quando é acrescentado o nome do ex-ministro da Integração Regional de Lula e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, como candidato, o resultado revela que Serra cairia para 35%, Dilma ficaria com 19% e Ciro teria 23% da intenções de voto. Ou seja, um ano e quatro meses antes das eleições os candidatos mais próximos de Lula, juntos, obtêm mais de 40% de apoio entre os nordestinos, enquanto Serra cai de 37,6% para 35%.

O apoio ao governo Lula também se evidencia nacionalmente quando a pesquisa faz a pergunta sobre “quem seria o melhor presidente para o Brasil, hoje?”. A resposta mostra Lula com 42% dos entrevistados enquanto o governador de São Paulo obtém apenas 8%.

Outra pergunta encomendada pelo Dem que revela a força eleitoral do governo Lula é se o eleitor votaria num candidato do presidente ou num candidato da oposição. Neste caso, 42% respondem que votam no candidato de Lula, enquanto apenas 20% dizem que votariam num candidato da oposição. Esta diferença de mais do dobro a favor do candidato do governo é obtida a nível nacional porque no Nordeste, o candidato apoiado por Lula chega a 58% de apoio.

A pesquisa também avaliou como o governo Lula está enfrentando a crise que surgiu no coração de Wall Street e se espalhou pelo mundo. A resposta que o presidente está enfrentando bem foi apontada por 46% dos entrevistados. Já 43% disseram que Lula está enfrentando de forma regular enquanto um mau desempenho do governo foi apontado por apenas 9% das pessoas. Para menos de 10% das pessoas entrevistadas a crise afetou o Brasil mais do que outros países. Ela foi igual aos outros para 34% e menor para 51% das pessoas.

Um outro dado obtido com a pesquisa do Dem que é ruim para a oposição é que uma ampla maioria, 68% dos entrevistados, acham que o partido do presidente, o PT, defende os pobres, enquanto apenas 5% acham que o PSDB defende os pobres. A pesquisa mostrou também que somente 3% das pessoas acham que o Dem é um partido que defende os mais pobres.”

FONTE: blog “Por um novo Brasil”, de Jussara Seixas, que reproduziu em 20/07/2009 texto do blog “http://www.horadopovo.com.br/”

Nenhum comentário: