domingo, 26 de julho de 2009

ALTAMIRO: A "BRUTAL DITADURA" DA MÍDIA

“A chamada 'grande mídia' exerce hoje brutal ditadura no mundo e no Brasil. Por aqui, cinco famílias monopolizam o setor. Com suas propriedades cruzadas, elas comandam emissoras de tevê, rádios, jornais, revistas, internet.

Seu poder de manipulação também é brutal e sempre estiveram envolvidas nos episódios mais dramáticos de nossa história - seja na conspiração contra Getúlio Vargas, no golpe militar de 1964, nas iniciativas contra os direitos dos trabalhadores e contra a soberania nacional na Constituinte de 1988, na fabricação de 'caçadores de marajás' ou nas tentativas golpistas de desestabilização do governo Lula.

Esse poder ditatorial, porém, tem sofrido muitos abalos. Há queda na tiragem e a audiência das emissoras privadas despenca. A internet possibilita, parcial e temporariamente, outro tipo de comunicação, mais interativa; sites e blogs se multiplicam. Veículos alternativos, mais críticos ao pensamento único neoliberal, também ganham prestígio; rádios comunitárias permitem maior diversidade informativa e relação com a comunidade.

Na América Latina rebelde, laboratório do neoliberalismo e hoje na vanguarda da luta por mudanças, governantes progressistas apresentam propostas para democratizar os meios de comunicação. E enfrentam muita resistência.”

FONTE: artigo de Altamiro Borges, publicado na coluna de Maurício Dias, na revista Carta Capital desta semana, e reproduzido no site “Vi o mundo”. O autor acaba de lançar o livro “A Ditadura da Mídia” pela editoria Anita Garibaldi.

Nenhum comentário: