quinta-feira, 30 de julho de 2009

ENSAIO DE RECUPERAÇÃO

“Segundo dados do IBGE, a taxa de desemprego de 8,1% em junho, registrada nas seis principais regiões metropolitanas do país, foi a menor do ano e manteve-se estável em relação ao mesmo mês de 2008.

Apesar de o número ter refletido mais a redução do contingente de pessoas em busca de emprego -o chamado "desalento"- do que a criação de novos postos, os sinais são de melhora do mercado de trabalho.

Em relação a junho de 2008, quando a economia encontrava-se aquecida, aumentaram não apenas o rendimento real médio auferido pelos trabalhadores (com alta de 3%) como a soma dos ganhos das pessoas empregadas -a chamada "massa salarial" (alta de 2,8%).

Já em relação a maio deste ano, os índices mostram estabilidade.

A indústria, o setor da economia brasileira mais afetado pela crise, ainda patina. Mas, depois de quatro meses de quedas sucessivas, o emprego industrial registrou variação positiva, de 1,7%, na comparação com maio.

Há uma perspectiva de melhora na dinâmica do setor e de aumento das contratações neste segundo semestre, em especial para as vendas de fim de ano.

Uma dificuldade adicional para a recuperação sustentada da indústria são os efeitos da valorização do real em relação ao dólar. A perda de valor da moeda americana comprime as receitas dos exportadores medidas em moeda doméstica. Além disso, provoca redução dos preços dos concorrentes estrangeiros, tornando-os mais competitivos no mercado interno.

É muito cedo para comemorações, mas com todas as dificuldades que permanecem em cena os recentes indicadores reforçam a sensação de que, após o forte baque causado pelo agravamento da crise, em setembro de 2008, a economia do país ensaia um início de recuperação.”

FONTE: Editorial do jornal Folha de São Paulo em 28/07/2009.

Nenhum comentário: