quinta-feira, 20 de agosto de 2009

OTIMISMO ALÉM DO OFICIAL

MERCADO VÊ CRESCIMENTO DE ATÉ 2,1% NA ECONOMIA NO 2 TRI, ACIMA DO PREVISTO PELO GOVERNO

ATÉ A OPOSIÇÃO, “O MERCADO” E A MÍDIA RECONHECEM QUE PASSOU A “MAROLINHA”


“Passado o pior da crise, economistas de bancos e consultorias estão mais otimistas que o próprio governo em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos pelo país) no segundo trimestre. As projeções apontam expansão de até 2,1% na comparação com o trimestre anterior, acima do previsto pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou, anteontem, que a alta seria de até 1,7%.

O dado oficial só será divulgado pelo IBGE em setembro, mas o mercado aposta que o Brasil deixou a recessão para trás entre abril e junho, quebrando a sequência de dois trimestres seguidos em queda, o que caracteriza uma economia tecnicamente recessiva. Alguns analistas já preveem, inclusive, que o país fechará este ano com ligeiro crescimento.

O que endossa a convicção é que o consumo apresenta sinais positivos. Em 12 meses, a renda do trabalhador sobe em torno de 4%. Além disso, as vendas do varejo continuam em expansão, com alta de 6,2% nos 12 meses encerrados em junho, segundo o IBGE. Já a produção industrial recua 6,5% na mesma comparação.

O economista da Rio Bravo Investimentos Fausto Vieira prevê um crescimento de até 2% no segundo trimestre e variação nula no acumulado do ano. Para ele, o crescimento zero em 2009 deve ser encarado com otimismo. Em maio, o consenso do mercado, segundo o boletim Focus, do Banco Central, apontava uma retração de até 0,73% do PIB este ano”.

FONTE: publicado no “O Globo” em 20/08/2009 e reproduzido no blog do jornalista tucano Ricardo Noblat.

Nenhum comentário: