quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

INÍCIO DA CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO DE REFINARIA DA PETROBRAS NO CEARÁ


PETROBRAS LANÇA PEDRA FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DE REFINARIA NO CEARÁ

“A Petrobras lançou na manhã de 29 dezembro a pedra fundamental para a implantação da Refinaria Premium II, que integra os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará.

A solenidade contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador do Ceará, Cid Gomes, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo.

Segundo nota divulgada pela Petrobras, a Universidade Federal do Ceará foi contratada para realizar o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente, já em andamento.

A Refinaria Premium II deverá produzir diesel com baixo teor de enxofre, querosene de aviação, nafta, gás de cozinha e bunker (combustível de navio). A refinaria deverá operar a partir de 2017, com produção de 300 mil barris/dia.

Para a implantação do projeto, há previsão da geração de 90 mil postos de trabalho. O empreendimento deverá ser instalado no Complexo Industrial do Porto de Pecém, no município de Caucaia.

A Petrobras já assinou com a empresa americana UOP, fornecedora de tecnologia na área de refino de petróleo, contrato para elaboração dos projetos básicos e de pré-detalhamento das refinarias Premium I - a ser construída no Maranhão - e da Premium II.

As duas unidades produzirão derivados para os mercados nacional e internacional. Na nota, a empresa informa, ainda, que estão em estudo processos de refino iguais, ‘proporcionando uma redução de custos de projeto e de instalação, além de diminuir os prazos de execução dos projetos’.”

FONTE: reportagem de Nielmar de Oliveira publicada pela Agência Brasil (edição: Juliana Andrade) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia1?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3151324). [imagem do Google adicionada por este blog]

Nenhum comentário: