quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

PETROBRAS NA BOLÍVIA


ESCLARECIMENTO SOBRE AQUISIÇÃO DE DIREITOS DE OPERAÇÃO NA BOLÍVIA

“A Petrobras esclarece sobre notícias divulgadas pela imprensa em relação à possibilidade de aquisição de participação no Bloco XX – Tarija Oeste de exploração e produção de gás natural (Campo Itaú), na Bolívia:

A Companhia informa que a aquisição foi aprovada pelo legislativo boliviano e aguarda promulgação da lei que regulamenta a mudança das percentagens de participação no bloco, de modo a permitir à Petrobras Bolívia S.A. (PEB) obter 30% no negócio, na condição de operadora. Por tal participação, a PEB se comprometeu a pagar um bônus de entrada, denominado ‘Cash Consideration’, de US$ 13,2 milhões.

Adicionalmente, a PEB comprometeu-se a reconhecer US$ 50,6 milhões de investimentos passados à anterior detentora dos 30%, valor o qual pagará, de forma parcelada, somente após a concretização do negócio, ou seja, após a promulgação de lei pelas autoridades bolivianas.

Por fim, esclarecemos que a aprovação recentemente feita pelo legislativo boliviano refere-se a uma negociação efetuada em outubro de 2008 entre a Petrobras e a anterior detentora da participação. Os investimentos em produção de gás natural na Bolívia – onde a Petrobras vem operando continuamente desde 1995 – estão em linha com o Plano de Negócios da companhia e almejam, principalmente, a garantia do atendimento do mercado brasileiro através do gasoduto Bolívia – Brasil, cujos contratos de suprimento se estendem até 2019.”

FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/?p=34535#more-34535).

Nenhum comentário: