quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

WIKILEAKS: EUA PRESSIONARAM POR IMPUNIDADE PARA OS CRIMES DE CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS NO BRASIL


EUA PRESSIONARAM POR ACORDO QUE DARIA IMPUNIDADE A ABUSOS DE CIDADÃOS NORTE-AMERICANOS NO BRASIL

EUA RETALIARAM O BRASIL POR NÃO OBEDIÊNCIA


Publicado na Folha de São Paulo:

WIKILEAKS: OS PAPÉIS BRASILEIROS

“Itamaraty foi contra tratado que impedia julgamento de cidadãos norte-americanos em tribunal em Haia, mostram telegramas

O Itamaraty encerrou parceria com os EUA para treinamento de militares após sofrer pressão para assinar acordo bilateral que visava dificultar o trabalho do TPI (Tribunal Penal Internacional) [que também poderia julgar crimes de cidadãos, inclusive norte-americanos, no Exterior].

A informação consta de documentos levados a público pela ONG WikiLeaks (www.wikileaks.ch).

As negociações ocorreram sobretudo entre 2004 e 2005, segundo telegramas da diplomacia americana obtidos pelo site. A ‘Folha’ e outras seis publicações têm acesso antecipado aos documentos.

Em 2002, o TPI, ligado à ONU, foi criado para julgar casos de abusos contra os direitos humanos. Os EUA, porém, não reconheceram a autoridade do novo órgão. O governo de George W. Bush começou, então, uma campanha para fechar acordos bilaterais de imunidade -denominados genericamente "Artigo 98"- com países que reconheciam o TPI.

O objetivo era que cidadãos americanos, sobretudo militares, que cometessem crimes nesses países não fossem julgados no TPI, sediado em Haia (Holanda).

Segundo os telegramas, inicialmente o Brasil se mostrou aberto a negociar condições especiais para militares americanos que participassem de exercícios militares em território nacional, mas rechaçou o acordo.

A resposta americana foi cortar a verba do IMET (sigla do incentivo internacional americano para treinamento de militares estrangeiros).

Sem o subsídio, o Brasil teve que reduzir drasticamente o número de militares das Forças Armadas, inclusive pilotos de caça, enviados para treinar nos EUA, e buscar novas parcerias.”

FONTE: reportagem de Luis Kawaguti publicada na Folha de São Paulo (colaborou Fernando Rodrigues, de Brasília) (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2212201008.htm) [título, dois primeiros subtítulos e trecho entre colchetes colocados por este blog].[imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: