quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

DataFolha: “GOVERNO DILMA SERÁ MELHOR OU IGUAL AO DE LULA PARA 83%”


“A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), fará um governo igual ou melhor que o do presidente Lula para 83% dos brasileiros, revela pesquisa Datafolha.

De acordo com o instituto, a expectativa de 53% dos entrevistados é que a gestão da petista seja similar à do antecessor. Outros 30% avaliam que ela se sairá melhor.

A estratificação do levantamento mostra que Dilma obtém seus melhores índices na fatia da população menos escolarizada, mais jovem e que declara renda mensal de até cinco salários mínimos.

Foram ouvidas em todo o país 11.281 pessoas, de 17 a 19 do mês passado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Para 73%, o futuro governo de Dilma será ótimo ou bom. É o segundo percentual mais alto de expectativa sobre o mandato de um presidente eleito desde a redemocratização do país.

Em dezembro de 2002, a expectativa positiva sobre Lula era de 76%.

Os números de Dilma superam os do tucano Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) tanto no primeiro mandato (70%) como no segundo (41%). Fernando Collor (1990-92) obteve 71%. Não foi feita pesquisa em 2006.

Os picos positivos foram demonstrados no Nordeste do país, especialmente em Pernambuco (78%), no Ceará (79%) e em Minas Gerais (80%). No Sul, o índice de otimismo cai para 68%.

PROMESSAS

O instituto sondou o percentual de confiança dos eleitores sobre o cumprimento de promessas de campanha. Uma parcela de 31% disse acreditar que ela cumprirá a maioria das promessas, outros 59% esperam que cumpra parte delas, e 6% acham que não realizará nenhuma.

Os números são similares ao que o brasileiro esperava de Lula em 2002. À época, 31% acreditavam que ele fosse cumprir suas promessas.

A diferença entre a expectativa em relação a Dilma e a que se tinha sobre o Lula está nas áreas de atuação de governo. Para 18% dos entrevistados, a gestão dela se sairá melhor na saúde. Em seguida, aparecem economia (12%) e educação (12%).

Quando se trata da expectativa sobre a área em que o novo governo terá o pior desempenho, destacam-se saúde (13%), combate à violência e segurança pública (13%).

Antes do primeiro mandato, 27% apostavam que a administração de Lula avançaria no combate ao desemprego, e 18%, na erradicação da fome e miséria. Para 10%, a economia declinaria.

Tanto Lula como Dilma marcam seus índices mais altos de "ruim ou péssimo" quando a expectativa é sobre o combate à corrupção (10% para ele, e 20% para ela).

A exemplo do que ocorreu em relação a Lula (43%), em 2002, agora os entrevistados acreditam que os "trabalhadores" serão os mais beneficiados pelo governo (33%).

Nos demais setores a serem beneficiados, no entanto, não há semelhanças. Em 2002, 14% citavam a agricultura, e 11%, a indústria, como áreas que seriam privilegiadas. Neste ano, aparecem políticos (13%) e bancos (10%).

41% DEFENDEM CARGO PARA LULA NO NOVO GOVERNO

Quatro em cada dez brasileiros (41%) ouvidos pelo Datafolha gostariam que o presidente Lula ocupasse algum cargo no futuro governo Dilma Rousseff.

Outros 24% opinaram que Lula deveria "continuar atuando politicamente", ainda que sem um posto na máquina federal. Para 20%, ele deveria "se aposentar e voltar para São Bernardo" após deixar o Planalto.

Parcela de 11% disse querer vê-lo ocupando cargo internacional, por exemplo, na ONU (Organização das Nações Unidas).

Entre aqueles que gostariam que Lula continuasse na cena política, ocupando ou não cargo na gestão Dilma, o percentual é maior entre os mais pobres (renda de até cinco salários mínimos) e menos escolarizados (ensino fundamental).”

FONTE: reportagem de Silvio Navarro publicada na Folha.com e no portal UOL (http://www1.folha.uol.com.br/poder/849419-governo-dilma-sera-melhor-ou-igual-ao-de-lula-para-83.shtml) e (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po2212201003.htm).[imagem colocada por este blog].

Nenhum comentário: