terça-feira, 28 de dezembro de 2010

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CRESCE NO BRASIL


SETOR DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEVE FECHAR O ANO COM CRESCIMENTO DE 10%, SEGUNDO SINDICATO

“O ano de 2010 foi muito bom para o setor de tecnologia da informação e comunicação (TI) nacional, segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (SEPRORJ), Benito Paret. “A gente estima que o crescimento tenha sido em torno de 10% este ano. O ano foi realmente muito positivo para as empresas”.

Paret lembrou que o crescimento da área de TI tem sido sempre superior à evolução do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma dos bens e serviços produzidos no país. Como a expectativa este ano é de aumento do PIB acima de 7%, “10% de crescimento para o setor não é nada absurdo.”

O presidente do SEPRORJ acredita que o governo Dilma Rousseff será capaz de gerar uma nova política industrial, mais voltada ao desenvolvimento da indústria nacional inovadora. “A perspectiva para o próximo governo é a de criação de uma indústria nacional de peso. Esse é o nosso desejo.”

O setor de TI reivindica a reformulação da lei de informática, conhecida como lei do software, que dá incentivos fiscais para a indústria, suprimindo o pagamento do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), em troca de um investimento de 5% em pesquisa e desenvolvimento. Segundo Paret, na prática, a lei se refere mais a equipamentos do que a programas de computador.

O software precisa ser mais beneficiado. E esses investimentos têm sido comprovados como intramuros, ou seja, as próprias empresas colocam o seu desenvolvimento em cima das suas necessidades, e não dos projetos estratégicos do país. Então, eu acho que a reformulação da lei de informática é algo fundamental”, afirmou Paret.

Outro pleito é a definição de uma política de formação de recursos humanos associada, eventualmente, a algum tipo de desoneração da folha de pagamento. Citou, como exemplo, a possibilidade de abatimento, na contribuição previdenciária, dos investimentos em formação e capacitação dos empregados das empresas.”

FONTE: reportagem de Alana Gandra publicada pela Agência Brasil (edição: João Carlos Rodrigues) (http://agenciabrasil.ebc.com.br/home;jsessionid=EB50D384579EB4CBF3A6AD9CA99AB0F5?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-3&p_p_col_pos=4&p_p_col_count=8&_56_groupId=19523&_56_articleId=3010631).[imagem do Google adicionada por este blog].

Nenhum comentário: