domingo, 26 de dezembro de 2010

TORTURA NOS EUA: MILITAR SUSPEITO DE AJUDAR ‘WIKILEAKS’ ESTÁ PRESO E SUBMETIDO A CONDIÇÕES 'DESUMANAS'


“As condições carcerárias de Bradley Manning, o soldado americano acusado de [ser suspeito de] vazar ao site ‘WikiLeaks’ milhares de documentos secretos do departamento de Estado, são "desumanas" e sua saúde física e mental estão se deteriorando, afirmou uma pessoa próxima ao soldado, quinta-feira.

"Parece evidente que a saúde física e mental de Manning estão se deteriorando", escreveu David House no blog Firedoglake.

De acordo com House, um analista de sistemas que visita o acusado duas vezes por mês, as condições carcerárias de Manning em prisão de Marines em Quántico, no estado da Virgínia, são "rigorosas e desumanas", apesar do que o Pentágono afirma.

O departamento de Defesa afirma que o ex-analista, de 23 anos, está detido sob um regime de segurança máxima, ‘mas não recebe um tratamento diferente dos demais presos’. Esse tipo de encarceramento permite ao recluso apenas sair de sua cela uma hora por dia para realizar exercícios físicos.

Manning dispõe de dois lençóis e cobertores que não podem se romper para evitar que se suicide, uma medida tomada por "precaução", ainda que não receba uma vigilância especial por isso, segundo o Pentágono.

House garantiu que as declarações do departamento são "claramente contraditórias" com as que Manning lhe fez, depois de visitá-lo no sábado e domingo. De acordo com sua versão, Manning não pode sair ao pátio da prisão há quatro semanas e, por isso, não está realizando exercícios físicos.

"Quando mencionei o comunicado do Pentágono que garante que ele pode fazer exercícios, ele respondeu que é verdade, se caminhar com [pesadas] correntes for considerado uma forma de fazer exercícios físicos", afirmou House.”. [O Departamento de Estado dos EUA espera que, com o evidente 'bom andamento' das torturas em curso, em breve o soldado Bradley Manning confessará qualquer coisa que se deseje e se dirá arrependido por trair a Pátria ao revelar dolo e inconfidências de diplomatas e governantes].

FONTE: divulgado pela agência francesa de notícias AFP e transcrito no site “DefesaNet” (http://www.defesanet.com.br/10_12/101224_06_afp_wikileaks.html) [título, imagem (do Google) e trechos entre colchetes colocados por este blog].

Nenhum comentário: